Publicado em 19/08/2023 as 10:00am
Whittier: a cidade do Alasca onde 73% da população vive em um único prédio
Da redação Imagine uma cidade única no Alasca, onde uma comunidade inteira chama um mesmo...
Da redação
Imagine uma cidade única no Alasca, onde uma comunidade inteira chama um mesmo edifício de lar. Bem-vindo a Whittier, um lugar peculiar que abriga quase 73% de seus habitantes em um único prédio. As majestosas torres do condomínio Begich Towers são a residência de uma população de 272 pessoas, conforme o Censo dos Estados Unidos de 2020.
Mais do que meros apartamentos, o Begich Towers é um microcosmo autossuficiente. Abriga uma delegacia, lojas, uma estação de correios e até mesmo uma igreja, criando um ambiente verdadeiramente inclusivo e prático para seus moradores.
A história desse edifício excepcional tem suas raízes na Segunda Guerra Mundial. A estratégica geografia da região, com um porto marítimo profundo e livre de gelo, juntamente com a proteção natural proporcionada pelas montanhas, o tornou um local ideal para instalações militares, sendo um ponto de defesa contra ataques aéreos devido à falta de visibilidade por radar. Assim, o Begich Towers foi originalmente concebido para acomodar militares no pós-guerra e durante a Guerra Fria.
Entretanto, o panorama mudou após o devastador Terremoto do Alasca em 1964, levando muitos militares a deixar a base de Whittier. O prédio foi então transformado em um residencial, composto por 197 apartamentos, complementados por serviços públicos e conveniências.
Janessa Lorenz, uma residente do Begich Towers, cativou a internet ao compartilhar vislumbres desse ambiente singular e mostrar alguns aspectos da cidade. Um de seus vídeos no TikTok ganhou mais de 3,4 milhões de visualizações, revelando a curiosidade que a cidade desperta.
No entanto, Whittier é muito mais do que apenas um edifício. Ela se expande para outras construções interconectadas por túneis subterrâneos, uma necessidade para enfrentar o rigoroso inverno da região. Além do Begich Towers, outras estruturas como uma escola infantil proporcionam uma experiência completa de vida na cidade.
E embora o prédio possa ser o epicentro da comunidade, a cidade se estende além de suas paredes. Whittier é uma comunidade de pescadores, e suas casas containers abrigam aqueles que passam temporadas na cidade. Uma atmosfera única, onde a história, a geografia e a convivência convergem para criar uma cidade singular no coração do Alasca.