Publicado em 28/08/2023 as 10:00pm
A ascensão dos peões brasileiros nos EUA: De competidores a fenômenos da montaria
Nos Estados Unidos, José Vitor Leme, Kaíque Pacheco e Cássio Dias não são apenas nomes,...
Nos Estados Unidos, José Vitor Leme, Kaíque Pacheco e Cássio Dias não são apenas nomes, são celebridades. A razão para a sua fama está no nível exímio desses atletas que cruzaram o oceano para conquistar títulos de destaque na montaria em touros. Ano após ano, o Brasil continua a ser o principal berço de competidores para essa modalidade.
Do outro lado do mundo, esses peões são equiparados a astros de outros esportes de grande audiência. Leme, por exemplo, é considerado o "Michael Jordan" das arenas. Adriano Moraes, diretor da Professional Bull Riders, afirma que tal comparação com Jordan, Bolt, Phelps ou qualquer outro fenômeno do esporte mundial não é exagerada, segundo o tricampeão mundial.
Embora, em solo nacional, ainda persista a subvalorização desses competidores, nos Estados Unidos a montaria em touros é um dos esportes mais assistidos na televisão aberta, não se limitando apenas aos fãs de rodeio.
Contudo, Adriano Moraes mantém um otimismo firme. Ele declara: "Mesmo que ainda não tenhamos o reconhecimento que os Estados Unidos concedem, estamos trilhando esse caminho."
Os números refletem o potencial inegável dos brasileiros nesse cenário. Ao longo de 30 anos da Professional Bull Riders (PBR), peões brasileiros levantaram 13 campeonatos mundiais e conquistaram mais de 200 etapas da elite do campeonato.
Mas a trajetória ascendente vai além de títulos. Os atletas brasileiros que cruzaram fronteiras já acumularam uma soma de 60 milhões de dólares em ganhos. E dos cinco atletas que mais faturaram na história da PBR, três são brasileiros.
Por trás das cercas do Parque do Peão em Barretos, onde ocorre a Festa do Peão, Victor Hugo Casciano, de Icaraíma (PR), estava a um passo de concretizar um "sonho de criança". Ele revela: "Sempre quis montar aqui." Mas existe um sonho ainda mais grandioso. "Ir para os Estados Unidos é o sonho de todos os cowboys", diz o jovem de 26 anos.
Próximo dali, Jean Viana viajou uma distância ainda maior para montar no Barretão pela segunda vez. O jovem de 25 anos, natural de Altamira, no Pará, também nutre aspirações internacionais. "Faturar rodeios bons nos EUA é uma oportunidade de vida rápida", afirma.
Não são apenas os sonhos que se assemelham, mas também as histórias. Os jovens competidores relatam que cresceram no campo e foram inspirados por familiares.
Luiz Gustavo da Silva, de 20 anos, natural de Douradina (PR), é um exemplo. Inspirado pelo irmão, ele começou ainda na infância e segue na luta rumo ao horizonte americano. "Lá, as condições para os atletas de montaria em touros são muito melhores", diz ele, que é fã de José Vitor Leme e Guilherme Marchi.
"Aqui, estamos recebendo mais reconhecimento, mas ainda não alcançamos o patamar de reconhecimento que existe lá. Nos EUA, o peão é verdadeiramente reconhecido", afirma Everton Nathan da Silva, de Viradouro (SP).
A Professional Bull Riders (PBR) não é a única via para os atletas brasileiros buscarem uma carreira internacional, mas é a rota mais direta e eficaz. No Brasil, a PBR é a principal porta de entrada para a liga norte-americana.
Para chegar aos EUA, os atletas acumulam pontos em várias etapas realizadas por todo o Brasil. Se tiverem sucesso, podem se classificar para o Top 35 norte-americano somente com os pontos obtidos no Brasil.
Outra abordagem é acumular pontos no Brasil e, em seguida, ir para os EUA para participar das etapas da divisão de acesso, como a Velocity Tour e a Challenger Series. (Com informações do G1)
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225
DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.
ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluindo livros.
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu e-mail através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Fonte: Da redação