Publicado em 7/09/2023 as 8:00pm
O leão mais solitário do mundo, que ficou em silêncio após cinco anos em um zoológico abandonado na Armênia, dá seus "heroicos" primeiros passos em um santuário sul-africano
Com as pernas trêmulas devido à desnutrição e a uma vida inteira sem exercícios, Ruben, o...
Com as pernas trêmulas devido à desnutrição e a uma vida inteira sem exercícios, Ruben, o leão mais solitário do mundo, avançou por conta própria, saindo de sua caixa de transporte para o lar de seus ancestrais. Graças a uma épica jornada ao redor do mundo organizada pela Animals Defenders International (ADI) e Qatar Airways Cargo, a reabilitação de Ruben no ADI Wildlife Sanctuary (ADIWS) em Free State, na África do Sul, começou.
Ruben era o único animal que restou em um zoológico privado na Armênia após o seu fechamento. Todos os outros animais foram realocados, mas não havia espaço para Ruben, e ele ficou para trás em uma pequena cela de concreto por longos cinco anos, com seus rugidos plangentes sem resposta.
Agora, graças à ADI e a um voo fornecido pela Qatar Airways Cargo, Ruben, de 15 anos, fez a jornada de 5.200 milhas da Armênia para o ADIWS, na África do Sul, onde está ouvindo vozes de leões novamente após anos de solidão. Ruben já começou a recuperar seu rugido, com seus chamados matinais ficando cada vez mais altos à medida que ele recupera a confiança.
A presidente da ADI, Jan Creamer, afirmou: "Os leões são os felinos grandes mais sociais, vivendo em grupos familiares na natureza. Portanto, deve ter sido devastador para Ruben não ter contato ou comunicação com outros leões. Vê-lo caminhar sobre a grama pela primeira vez, ouvir as vozes de sua própria espécie, com o sol africano em suas costas, nos fez todos chorar."
O final feliz de Ruben estava em risco quando a ADI não conseguia encontrar um voo adequado para ele sair da Armênia. Foi então que a iniciativa de caridade 'WeQare' da Qatar Airways Cargo entrou em ação, movendo uma aeronave maior com portas de carga grandes o suficiente para a caixa de Ruben na rota de passageiros programada em Yerevan. A Qatar ainda providenciou um caminhão com ar-condicionado para mover Ruben entre as aeronaves em Doha. A presidente e o vice-presidente da ADI, Jan Creamer e Tim Phillips, acompanharam o leão.
Elisabeth Oudkerk, SVP Cargo Sales & Network Planning da Qatar Airways Cargo, disse: "Quando a Animal Defenders International nos abordou e explicou a triste história de Ruben, o leão solitário, imediatamente soubemos que tínhamos que ajudá-los. Há muita logística envolvida no transporte de animais como Ruben, desde a logística nos aeroportos envolvidos, o processo de carga e descarga dos animais da aeronave, até garantir que as gaiolas corretas e o bem-estar dos animais estejam em ordem. Leva muito esforço de nossa equipe para organizar um transporte desse tipo, mas é algo de que todos nós nos orgulhamos coletivamente, sabendo que ajudamos a retribuir ao nosso planeta."
"Estamos comprometidos com a preservação da vida selvagem e das espécies ameaçadas, por isso lançamos nossa iniciativa 'WeQare Chapter 2: Rewild the Planet' em 2020. Comprometemo-nos a devolver a vida selvagem e as espécies ameaçadas ao seu habitat natural, sem custos, e continuaremos a fazê-lo."
Jan Creamer: "Ruben estava realmente em apuros até que a Qatar Airways Cargo se prontificou. A ADI vinha financiando seus cuidados na Armênia desde dezembro, e quando não conseguimos encontrar voos para ele, temíamos que ele pudesse ficar preso lá."
O velho guerreiro determinado a caminhar novamente
Anos de confinamento severo e desnutrição deixaram o leão idoso e maltratado com dificuldades para andar, suas patas traseiras vacilando e cedendo sob ele. Após sua chegada, Ruben foi sedado e examinado na Old Chapel Veterinary Clinic, em Pretória, pelo principal veterinário de felinos grandes, Dr. Peter Caldwell, que iniciou um tratamento. Um habitat foi especialmente projetado no ADIWS, com rampas até plataformas e guarda-corpos, com uma longa recuperação prevista.
No entanto, a resiliência de Ruben surpreendeu a todos no santuário com sua determinação e resposta à sua nova vida. Com as patas trêmulas, ele saiu de sua caixa de transporte e imediatamente começou a brincar com um grande saco de catnip, seu primeiro brinquedo.
Jan Creamer: "Todo o seu comportamento se transformou, seu rosto está relaxado e não mais temeroso. Sua determinação para caminhar é inspiradora. Se ele tropeça ou cai, ele simplesmente se levanta e continua. Ele é nada menos que heroico. Incrivelmente, em apenas alguns dias, seu movimento já está melhorando. Sabemos que este será um longo caminho e exigirá tratamento veterinário contínuo, mas o início de sua nova vida não poderia ter sido melhor."
A ADI está fazendo um apelo por doações para os cuidados contínuos de Ruben, para garantir que ele tenha a mesma vida maravilhosa que outros leões e tigres resgatados desfrutam no ADIWS, um santuário de 455 acres que abriga 32 leões e tigres resgatados. Para ajudar esse magnífico leão idoso a desfrutar de sua segunda chance de vida em paz e companhia, as doações podem ser feitas em: adiwildlifesanctuary.org.za.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225
DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.
ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluindo livros.
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu e-mail através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.