Publicado em 15/09/2023 as 3:00pm
DeSantis chama de fracos os “republicanos que têm medo de se opor à imigração ilegal”
Governador Ron DeSantis Na quinta-feira, dia 07, o governador da Flórida, Ron DeSantis,...
Na quinta-feira, dia 07, o governador da Flórida, Ron DeSantis, reagiu às preocupações veementes do prefeito de New York, Eric Adams, sobre a crise dos imigrantes que assola a maior cidade dos Estados Unidos. Ele sugeriu que Adams e outros democratas estão admitindo que a política de fronteira de Biden é desastrosa.
"Todos esses políticos liberais que acabaram de mostrar porque você não pode ter fronteiras abertas. Eles estão fazendo isso de uma maneira talvez um pouco mais politicamente correta do que deveriam. Mas eles estão afirmando que fronteiras abertas são um desastre", disse DeSantis no programa "Jesse Watters Primetime".
Em suas declarações, Adams se referiu ao governador republicano do Texas, Greg Abbott, como um "louco" por transportar imigrantes de seu estado para a cidade santuário de New York. DeSantis observou que também contribuiu para enviar imigrantes mais ao norte quando ajudou a transportar algumas dezenas para a liberal Martha's Vineyard, em Massachusetts.
DeSantis também criticou membros do seu próprio partido que, segundo ele, têm medo de ofender repórteres da mídia liberal ou outras pessoas. "Quando me tornei governador, proibimos cidades santuário. Sabe o que muitos desses republicanos fracos disseram? Eles disseram que os eleitores latinos se revoltariam contra nós por fazermos isso", disse.
De acordo com DeSantis, sua medida provocou a reação oposta das comunidades hispânicas. "Em qualquer pesquisa já realizada, os hispânicos na Flórida nos apoiaram na proibição das cidades santuário mais do que qualquer outro grupo demográfico", afirmou. "Quando enviamos tropas para a fronteira para ajudar o Texas, tivemos forte apoio em todo o estado, especialmente com nossa comunidade hispânica", acrescentou.
Quando DeSantis enviou aproximadamente 50 imigrantes venezuelanos para Massachusetts - que adotou políticas de santuário - a comunidade venezuelano-americana na Flórida foi solidária, de acordo com ele. “Os hispânicos, assim como muitos outros grupos étnicos, simplesmente desejam que o estado de direito seja respeitado”, acrescentou o governador.
Ele disse que o presidente Biden cedeu o controle da fronteira sul aos cartéis mexicanos e traficantes. "Devemos ser firmes e dizer que vamos reverter todas essas políticas", acrescentou o governador.
Na própria cidade de NY, no entanto, alguns funcionários rejeitaram Adams e o status de santuário da cidade, incluindo a congressista que representa o único distrito com maioria republicana. A deputada Nicole Malliotakis, R-N.Y., disse que essas políticas, juntamente com outros princípios econômicos e sociais liberais promulgados na prefeitura, a levaram e a outros a considerar o movimento de secessão relativamente inativo de Staten Island.
Ela observou que Staten Island não apoiou Adams na corrida para prefeito, nem a governadora Kathy Hochul, e que eles pagam uma taxa de imposto mais alta do que os quatro bairros liberais, apesar de apoiarem poucas políticas da cidade. O bairro também é o único que cobra uma tarifa de pedágio de dois dígitos em cada um de seus pontos de entrada.