Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 15/09/2023 as 5:00pm

Governadora de Massachusetts assina ordem executiva para agências estaduais acabarem com barreiras linguísticas

Healey, ao centro, foi aplaudida após assinar a Ordem Executiva Durante uma reunião do...


Healey, ao centro, foi aplaudida após assinar a Ordem Executiva

Durante uma reunião do Conselho Consultivo Latino na quarta-feira, dia 13, a Governadora de Massachusetts, Maura Healey, assinou uma ordem executiva que encarrega todas as agências, departamentos e escritórios sob sua supervisão de avaliar quais idiomas são falados pelas pessoas que atendem e encontrar maneiras de eliminar barreiras linguísticas.

"O governo não presta um bom serviço se as pessoas não podem usá-lo, se as pessoas não conseguem acessá-lo", disse Healey. "E não queremos que a barreira da língua seja um motivo pelo qual as pessoas não consigam obter os serviços ou acessar o governo da forma a que têm direito."

Segundo a administração de Healey, um em cada quatro residentes de Massachusetts fala uma língua que não é o inglês em casa.

De acordo com a ordem, as agências estaduais têm 120 dias para apresentar planos de acesso à língua à equipe de Healey, detalhando suas práticas de tradução, capacidade de prestar serviços em outros idiomas e ações específicas ou mudanças de política que buscarão para melhorar o acesso. O escritório de Healey publicou a ordem executiva em espanhol e português, além do inglês.

A governadora também emitiu uma proclamação declarando que o Mês da Herança Hispânica em Massachusetts será de 15 de setembro a 15 de outubro.

Healey assinou formalmente a proclamação durante uma celebração na State House que contou com uma apresentação da única banda de mariachi composta exclusivamente por mulheres da Nova Inglaterra, fundada por Veronica Robles, de Boston. Cônsules gerais do México, Colômbia e Honduras estiveram presentes no evento, disse Healey.

A governadora recebeu aplausos da multidão quando anunciou sua ordem de acesso à língua. Ela disse que a medida visava "criar mais oportunidades para que as comunidades obtenham os serviços de que precisam e consigam acessar seu governo."

Um projeto de lei pendente na Legislatura estadual também pedia planos de acesso à língua das agências estaduais. Esse projeto, apelidado de Lei de Acesso e Inclusão Linguística, também exigiria que todas as agências de atendimento ao público disponibilizem seus sites e documentos-chave em pelo menos 11 idiomas.

"Esta medida preenche um vácuo de décadas e faz justiça às populações imigrantes que precisam interagir com as repartições estaduais e cujo trabalho sustenta a economia de Massachusetts", disse Heloisa Maria Galvão, diretora-executiva do Grupo Mulher Brasileira.

Top News