Publicado em 15/09/2023 as 8:00pm
Grupo Mulher Brasileira mais uma vez dá show de brasilidade com Festival da Independência do Brasil em Boston
À direita Lídia, Therena, Cláudia e Ashley, Grupo Mulher Brasileira Um domingo...
Um domingo chuvoso, quente e abafado, mas a chuva não impediu a comunidade de participar de um dos tradicionais eventos brasileiros às margens do Rio Charles no Herter Park em Boston. Este ano o evento aconteceu no domingo dia 10 de setembro.
Há 28 anos o Grupo Mulher Brasileira, sob a coordenação da entusiasta Heloisa Galvão juntamente com a equipe do Grupo Mulher Brasileira, realiza este festival, em homenagem à Independência do Brasil. Os brasileiros residentes em Massachusetts carregam a tradição de celebrar este dia com um evento cultural, o qual relembra as raízes do Brasil. Com uma cerimônia cívica, muita música, dança, comidas típicas e brincadeiras para as crianças.
Na solene abertura a cantora lírica Natália Hubner entoou o Hino Nacional Brasileiro. Sendo esse um dos momentos mais emocionantes do evento, quando fazemos reverência ao nosso país ao som de uma voz encantadora. Ouvir o hino nacional já é emocionante, mas ao som da delicada voz de Natália Hubner, é algo mais entusiasmante. Após a execução do Hino Nacional o Embaixador do Brasil em Boston Santiago Mourão, cumprimentou o público e ressaltou a importância do evento em Boston.
O parque fora decorado com estandes de artesanatos, havia empreendedores e instituições apresentando seus serviços além das barraquinhas de comidas típicas para as pessoas saborearem. Anúbia Gomes e a pequena Chelsea Gomes da “Gomes Sister” expuseram seus belos trabalhos artesanais. Assim como Keila Oliveira e a filha Sophia, da Dream Up também mostraram a beleza do artesanato brasileiro com belas peças de crochês.
Nayara, da Quesnel Law, fala sobre a sua participação no festival: “Eu já vim a este evento várias vezes representando o consulado, quando trabalhava no Consulado Brasileiro trazia informações sobre o empreendedorismo feminino. Hoje eu venho expondo o meu escritório Quesnel Law. Mesmo com a chuva tivemos um grande volume de brasileiros buscando informações, aproveitando a boa comida brasileira, a nossa boa música. Valeu muito! Sempre vale a pena estar servindo a comunidade, levar informações para a comunidade. Nós tiramos dúvidas de muitas pessoas”.
Representantes da instituição “Fraternity Without Borders”, uma organização sem fins lucrativos que presta serviços humanitários no continente Africano esteve presente apresentando o seu belo trabalho.
Cida Arruda estava apresentando o seu canal “Conectando Pessoas”: “Descobri realmente o que gosto de fazer, gosto de estar no meio de gente. Achei muito interessante, gostei muito do evento, fiz entrevistas e transmissão ao vivo. Se não estivesse chovendo, teria sido melhor. No ano que vem, eu volto novamente”.
Alcione da Paz, é consultora Mary Kay e estava expondo os seus produtos: “Apesar da chuva o movimento está fluindo bem, recebi muitas visitas. Está sendo ótimo!
Ione sempre participa do festival com pintura facial e confecção de balões, agora ela apresentou uma novidade, um belo estúdio fotográfico com fotos divertidas e com a recordação do evento.
Nina Torres é cantora, natural de Belo Horizonte, MG, vive nos EUA há 22 anos, muito animada subiu ao palco e agitou a galera com um Axé music.
Desta vez houve uma mudança na apresentação do show de percussão da banda do Marcus Santos, ele sempre faz a abertura do evento, mas no domingo os tambores ficaram para o final, um grande show com desfile ao redor do parque e encerramento do festival agitou o público.
No Festival da Independência além das atividades culturais, a equipe organizadora se preocupou com os cuidados com a saúde dos convidados, por isso havia vacinação contra a COVID19, orientações sobre saúde bucal, sobre saúde mental e nutrição uma parceria entre universidades e clínicas de saúde proporcionou este momento de bem-estar aos participantes do evento.
Heloisa Galvão subiu ao palco muito entusiasmada e agradeceu a todos que participaram deste belo evento. As pessoas que não se intimidaram com a chuva, os patrocinadores, os colaboradores e os voluntários, graças a essas pessoas o Grupo Mulher Brasileira realizou mais um grande evento para a comunidade Brasileira de Massachusetts.