Publicado em 15/09/2023 as 9:00pm
Kleiton Ramil, que faz dupla com Kledir, lança 15º livro
Kleiton da dupla Kleiton & Kledir lança seu 15o livro Ele é músico, professor,...
Ele é músico, professor, escritor, filho do Kleber e Dalva Ramil, irmão do Kledir, pai da Kamila, da Karina e do Kaio. Estamos falando do Kleiton Ramil, mais conhecido pelo duo que forma com o seu irmão “Kleiton & Kledir”. Quem não se lembra das clássicas músicas: “Vira virou”, “Deu pra ti” e “Maria Fumaça”. A dupla já recebeu o prêmio máximo da discografia brasileira, o “Disco de Ouro”, por mais de 100.000 cópias vendidas no mercado fonográfico.
Além da música, Kleiton tem se dedicado à literatura, sua bibliografia é composta por 15 obras, perpassando por vários estilos literários, romances, infantil e infanto-juvenil. Sua literatura ultrapassa fronteiras, Kleiton está lançando a sua mais nova obra: “THE STRANGEST LETTUCE SELLER” – O estranho vendedor de alface. O livro foi publicado pela editora americana Underline Publishing e está disponível para venda na Amazon e nos seguintes países: Estados Unidos, França, Inglaterra, Alemanha, Espanha, Itália, Holanda, Polônia, Suécia, Japão, Canadá e Austrália.
O autor concedeu entrevista exclusiva ao jornal Brazilian Times, ele fala um pouco da sua trajetória e apresenta a sua nova obra.
BRAZILIAN TIMES – BT: A primeira pergunta que faço é: Quem é o Kleiton?
KLEITON RAMIL – KR: Sou um artista que lida com música há mais de 40 anos, compositor, cantor, instrumentista (violino e violão) arranjador e produtor de discos. Minha relação com a literatura também já existe há décadas e THE STRANGEST LETTUCE SELLER é meu 15º livro publicado.
BT: Quais são as suas origens: em qual berço você nasceu?
KR: Nasci no sul do Brasil, na cidade de Pelotas. Minha família tem muitos educadores (mãe, pai, tias…) e é natural que eu tenha me tornado escritor, assim como meus irmãos. Além disso, o estudo de música sempre foi oferecido a todos nós, desde pequenos. Comecei a estudar violino com 9 anos de idade, depois fiz curso superior de Composição e Regência, em Porto Alegre e tenho mestrado em Composição Musical, iniciado na Université Paris VIII, da Sorbonne, Paris, e concluído na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
BT: Quem são os seus pais?
KR: Kleber e Dalva Ramil. Meu pai era engenheiro, professor, minha mãe dedicou-se à educação por toda vida. Eram muito musicais e preocupados com a formação dos filhos, o que nos foi oferecido de forma muito positiva e variada.
BT: Você é casado? Tem filhos? Nos conta como é a sua composição familiar:
KR: Sou casado com Luciana, carioca, e temos 3 filhos, Luciana é formada em Administração de Empresas. Kamila, nossa filha mais velha, formada em jornalismo (trabalha na Rede Globo no setor que seleciona filmes a serem apresentados nesse canal). Karina é atriz, participa de vários filmes e peças teatrais, ela tem uma carreira muito elogiada em nosso país, participando do Porta dos Fundos e depois em Zorra, da Rede Globo de TV. Kaio, nosso filho mais jovem trabalha com produções artísticas. Ele é o responsável pela minha empresa.
BT: Em qual cidade você vive atualmente?
KR: Moro no Rio de Janeiro, há mais de 40 anos. Neste intervalo vivi em Paris, durante o período de meus estudos para o mestrado. Antes morei em Porto Alegre durante 7 anos e Pelotas, até 18 anos, minha cidade natal.
BT: De onde veio a inspiração para a obra: “THE STRANGEST LETTUCE SELLER” ?
KR: Sempre quis escrever algo para o público infanto-juvenil. Meu interesse por uma possível realidade paralela a que vivemos, tornou possível essa história cheia de aventuras e surpresas vividas por Kan, o protagonista, quando é transportado para um outro mundo, muito curioso, depois de conhecer um misterioso vendedor de alfaces (Lettuce Seller). O nome Kan, do personagem principal, veio da forma como me chamava um sobrinho, ainda aprendendo a falar, que pronunciava meu nome dessa maneira, algo que sempre guardei com muito carinho.
BT: Onde se passa esta história?
KR: Começa em uma pequena cidade, onde mora com sua mãe. A seguir o texto se desenvolve praticamente na íntegra no mundo de Esidarap, na verdade PARADAISE escrito de maneira invertida, que representa uma realidade paralela onde tudo parece perfeito. Pouco a pouco ele percebe que a perfeição não existe e ele está ali para enfrentar desafios interessantes.
BT: Nos conta em poucas palavras o resumo do livro.
KR: Quando ele encontra o vendedor de alfaces, algo mágico acontece que o faz viajar para outra realidade. A partir dessa inesperada transposição para um mundo familiar ao mesmo tempo tão diferente, Kan experimenta sensações e emoções que nem imaginava que existissem. Isso o faz passar por grandes desafios onde sua coragem é muito importante, seguindo ensinamentos de seu pai que dizia que todos os medos desaparecem quando são enfrentados. É uma história de superação de um jovem que ainda está descobrindo as dificuldades que a vida oferece.
BT: O livro foi publicado em inglês, haverá publicação em português?
KR:Sim. Nosso contrato é pelo lançamento pelo menos nessas duas línguas. A editora optou primeiramente em inglês e na sequência em português, o que me parece correto em termos de marketing e sou muito agradecido por tudo que a editora tem feito, a começar pela capa do livro, simplesmente maravilhosa. Creio que é a capa mais interessante e instigante que tenho em toda minha obra literária, o que indica, a meu ver, um interesse especial do mundo editorial por obras do gênero. O livro foi escrito em português e a editora Underline Publishing se encarregou de fazer uma excelente tradução para o inglês.
BT: Onde os leitores podem encontrar o seu livro ?
KR: O livro está disponível na internet em várias plataformas. Sugiro que os leitores procurem no link a seguir e também diretamente no site da editora:
Link de vendas nos Estados Unidos: https://www.amazon.com/dp/1962185036
https://underlinepublishing.com
BT: Que outra informação você gostaria de ressaltar?
KR: O lançamento de A STRANGEST LETTUCE SELLER vem coroar uma carreira de música e literatura, que sigo há muitas décadas. Muitos livros lançados, mais de 3000 shows realizados e 25 discos gravados, neste momento o que mais me interessa é seletivamente poder realizar bons projetos no mundo cultural que venham trazer algo de novo e positivo para esse mundo em que vivemos. Cada vez mais percebo que, as milhares de pessoas que acompanham meu trajeto, sentem-se gratos pelo que tenho oferecido. E isso é uma energia maravilhosa que estimula minhas criações e tudo que pretendo gerar, daqui para frente.
BT: Qual é a chave do sucesso para você?
KR: O sucesso possui 3 ingredientes: talento, resiliência e sorte. Você tem que ter primeiro o dom do que pretende fazer, depois trabalhar muito, sem pestanejar, e finalmente uma dose de sorte, com bom discernimento em determinadas situações, fazem você ir ao topo.
Contatos:
www.kleitonekledir.com.br
www.osulemcima.com
https://www.facebook.com/kleiton.ramil
https://www.instagram.com/kleitonramil/
https://www.instagram.com/kleitonekledir/