Publicado em 23/09/2023 as 11:00am
Polícia Federal deflagra operação Firearms para combater tráfico internacional de armas
Da redação A Polícia Federal iniciou a Operação Firearms, cujo principal objetivo é...
Da redação
A Polícia Federal iniciou a Operação Firearms, cujo principal objetivo é executar mandados de prisão relacionados a condenações judiciais por crimes ligados ao tráfico internacional de armas e munições em todo o território nacional. Agentes da Polícia Federal foram mobilizados para cumprir 20 mandados de prisão que estavam pendentes. Até o momento, 11 indivíduos foram detidos em diversos estados do Brasil, incluindo São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, bem como no Distrito Federal.
A coordenação das investigações para localizar e prender os procurados ficou sob responsabilidade da Força-Tarefa Internacional de Combate ao Tráfico de Armas e Munições (Ficta). Romano Costa, titular da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Diop/Senasp/MJSP), explicou que a Ficta é supervisionada pela Polícia Federal e composta por integrantes da Agência de Investigações de Segurança Interna (Homeland Security Investigations) da Embaixada dos Estados Unidos. Essa colaboração também envolve a Diop/Senasp/MJSP.
Costa destacou que essa integração possibilita a realização de ações policiais mais focalizadas, estratégicas e eficazes no combate ao tráfico internacional de armas.
No âmbito da Operação Firearms, um dos mandados cumpridos envolve a prisão de um indivíduo denunciado pelo Ministério Público Federal no Rio de Janeiro por seu envolvimento no tráfico internacional de armas. Essa acusação resultou de uma investigação da Polícia Federal iniciada após a apreensão, em 1º de junho de 2017, de 60 fuzis no Aeroporto Internacional do Galeão, provenientes de Miami, nos Estados Unidos.
Durante a execução dos mandados judiciais, foram realizadas duas prisões em flagrante por posse ilegal de armas, e um total de 14 armas de fogo e munições de diferentes calibres foram apreendidas. Os indivíduos detidos foram apresentados perante o Poder Judiciário e encaminhados ao sistema prisional.
Os presos cumprirão penas variáveis de quatro a 16 anos de prisão, em virtude de condenações relacionadas aos crimes de tráfico internacional de armas e comércio ilegal de armas de fogo.
(fonte: Polícia Federal)