Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/09/2023 as 12:00pm

Imigrantes Indocumentados esperam por lei que permita carteira de motorista em New Hampshire

O advogado Bruno D´Britto é um dos defensores da carteira de motorista para indocumentados...


O advogado Bruno D´Britto é um dos defensores da carteira de motorista para indocumentados em NH

Quando seu pai a deixava na escola em Nashua (New Hampshire), Mirka Estrella passava o dia inteiro se sentindo assustada e nervosa. Ele dirigia sem carteira de motorista e não podia obter uma porque era indocumentado. A possibilidade de perdê-lo para a deportação era um medo constante.

Os pais de Estrella estão entre as quase 10.000 pessoas indocumentadas que vivem em New Hampshire, de acordo com o Pew Research Center.

Defensores dizem que todos eles que estão dirigindo não têm carteira de motorista. A lei de New Hampshire não concede a essa população acesso a essa peça vital de identificação, como fazem Massachusetts, Rhode Island, Connecticut e Vermont.

Estrella disse que sua família foi forçada a fazer um plano no caso de seu pai, o principal provedor, ser preso e deportado.

Para famílias como os Estrella, o medo é generalizado, mas também são as tensões financeiras e emocionais são maiores.

Nos últimos cinco anos, defensores em New Hampshire têm tentado aprovar legislação que poderia ajudar famílias de imigrantes indocumentados a obterem carteiras de motorista. O advogado de imigração, Bruno D'Britto, citou o esforço de 17 anos em Massachusetts que pode se tornar um modelo em NH.

Neste verão, uma nova lei entrou em vigor permitindo que imigrantes indocumentados em Massachusetts obtenham carteiras de motorista. Um relatório do Massachusetts Budget and Policy Center disse que essa lei poderia permitir que de 45.000 a 85.000 pessoas indocumentadas obtenham carteiras de motorista nos próximos três anos.

Massachusetts agora tem instruções de como obtê-las em 15 idiomas. "Algo que foi crucial para que este estado aprovasse a lei foi o apoio dos proprietários de empresas e oficiais da aplicação da lei", disse o advogado.

No início deste verão, D'Britto reuniu chefes de departamento de polícia de Merrimack, Manchester e Hollis, que mostraram apoio a uma lei semelhante em New Hampshire. Os prefeitos de Nashua e Manchester também apoiam a proposta. Eles dizem que ajudará a identificar melhor os motoristas, garantir que as pessoas conheçam as leis de trânsito e tornar as estradas mais seguras.

(com informações da New Hampshire Public Radio/Gabriela Lozada)

Top News