Publicado em 29/09/2023 as 11:00am
Categoria: Ajuda Comunitária
Outubro Rosa Qual é a medida do sucesso profissional? Frequentemente, discuto a...
Qual é a medida do sucesso profissional? Frequentemente, discuto a importância de se investir num plano de carreira que seja ao mesmo tempo satisfatório e financeiramente compensador. Hoje, no entanto, a ênfase está no trabalho voluntário, que segundo seus praticantes, apesar de não compensado em moeda, os dá propósito e senso de missão.
Às vésperas do Outubro Rosa, o movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, proponho uma reflexão sobre o nosso papel social. Você se dedica a algum trabalho ou ação eventual que ajude sua comunidade, um vizinho ou alguém que esteja enfrentando dificuldades?
Durante muito tempo, minha resposta foi “não.” Principalmente nós, imigrantes, ao chegarmos num país estrangeiro, estamos muito ocupados com a sobrevivência. Tudo é tão caro e além de nos mantermos, muitos de nós precisam mandar dinheiro pro país de origem para ajudar a família que lá deixamos. Neste ciclo, é comum que meses virem anos, e carreiras e sonhos sejam esquecidos, dando lugar a mais trabalho e monetização.
Tempo para caridade? Raramente nos vem a mente, mas os convido a fazer sua parte nos ajudando a divulgar um serviço comunitário gratuito que estamos organizando para ajudar sobreviventes desta terrível doença.
Há mais de dez anos, sofri uma disfunção hormonal que me fez perder cabelos, ter manchas de idade pelo rosto e um emagrecimento anoréxico. Sofri discriminação e quase perdi meu emprego. Durante os dois anos que levei para recuperar-me de minha doença, desenvolvi uma metodologia para me incentivar a seguir com meu difícil tratamento, e combater a depressão e a baixa autoestima. Após me curar, partilhei o método com mulheres sobreviventes do câncer, ajudando-as a viver melhor com as mudanças físicas causadas pela doença e retomarem suas vidas românticas e profissionais. O trabalho foi reconhecido pela Rede Globo de Televisão, a Bold TV de Nova Iorque, e fiz este trabalho voluntário por anos, até o início da pandemia.
Neste Outubro Rosa, retornaremos os workshops gratuitos em Nova Iorque. Agora com uma nova parceria e mais um serviço gratuito sensacional dedicado às mulheres sobreviventes do câncer de mama. Em 2016, a empresária e micropigmentadora Anacélia Santiago idealizou a campanha “Mais Q Peito,” no Brasil. O objetivo era refazer as aréolas de mulheres que foram mastectomizadas (retiraram as mamas), por consequência do câncer. “No primeiro ano, chamei duas amigas micropigmentadoras para me ajudar e atendemos quatro pacientes,” disse Anacélia. “Foi tão emocionante que resolvi fazer todos os anos. A campanha cresceu tanto que as profissionais me procuravam para participar voluntariamente.” Anacélia e suas voluntárias já fizemos mais de 30 procedimentos por dia. No Brasil, ela teve como madrinhas do evento a garota de Ipanema, Helo Pinheiro, e a atriz e humorista Nany People. Anacélia Santiago atualmente vive em Nova Iorque, onde obteve sua licença como micropigmentadora paramédica, e irá continuar este trabalho maravilhoso conosco aqui. “Resgatar a autoestima da mulher me traz muita alegria e gratidão!” disse a especialista. “É uma forma de retribuir tudo que esta profissão me trouxe!”
Os interessados nos workshops de autoestima e na micropigmentação de aréolas devem acessar o site da iniciativa comunitária em português. ArteeManhasdaMulher.com
De acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer no Brasil,) o câncer de mama é o tipo que mais mata mulheres em todo o mundo, com as maiores taxas de incidência nos países desenvolvidos. Isso nos faz especular se estamos em maior risco nos Estados Unidos e grandes capitais da Europa devido aos alimentos que aqui consumimos ou ao aumento do estresse. Fica a interrogação sem resposta. Mas que lembremos que infelizmente, nós, nossas familiares e amigas podem ser as próximas. Que ajudemos a disseminar a informação e incentivemos as mulheres em nosso círculo a procurarem acesso gratuito a exames preventivos. Quanto mais cedo se descobre a doença, mais chances se tem de cura.
A fim de promover a conscientização, vocês poderão ver ao longo do mês de outubro, lembretes visuais como iluminação de prédios públicos com luzes de cor rosa. Além da promoção de palestras, eventos e atividades educativas fáceis de encontrar numa busca simples no Google. Não deixe a correria do dia a dia isentar sua participação neste movimento importante.
Retornando ao ponto inicial, sucesso profissional pode ser medido tradicionalmente por reconhecimentos financeiros, cargos importantes, aparições na mídia. Ou pode aparecer brilhando mais do que barras de ouro, quando um profissional voluntário que gastou seu tempo para ajudar outro ser humano se encara no espelho e diz, “Hoje, fiz algo para construir um mundo melhor.”
É um salário invisível com o valor de milhões. Comece a ganhá-lo ajudando também.
Nas próximas edições, a coluna VIVER BEM EM NOVA IORQUE vai trazer mais dicas e informações sobre viver melhor no exterior. Acompanhe e envie perguntas para a colunista acessando @LizaAndrewsOficial