Publicado em 28/09/2023 as 2:00pm
Los Angeles Brazilian Festival vai prestar homenagem póstuma a Lupicínio Rodrigues
Imagem de divulgação A 16ª edição do LABRFF acontece de 23 a 26 de outubro, no The...
A 16ª edição do LABRFF acontece de 23 a 26 de outubro, no The Culver Theater, ao lado de grandes estúdios, como o Amazon Studios, Sony Pictures e Apple Studios.
Mais de 40 filmes foram selecionados para esta edição que contempla a diversidade e presta homenagem ao compositor LUPICÍNIO RODRIGUES (1914 - 1974). Lupicínio Rodrigues Filho receberá o troféu em reconhecimento pela obra do pai, em cerimônia que acontecerá na abertura do LABRFF. O documentário de longa-metragem “LUPICÍNIO RODRIGUES, CONFISSÕES DE UM SOFREDOR”, do diretor Alfredo Manevy, integra a programação. “É de suma importância exibir este filme em Los Angeles, porque a música popular brasileira tem admiradores no mundo todo, e Lupicínio em especial tem um público cativo na capital global do cinema. O filme conta a história de como uma das canções de Lupicínio chegou a Holywood nos anos 1940 sem que o autor recebesse credito algum. Algo inconcebível hoje. A trilha foi indicada ao Oscar e isso faria de Lupicínio o primeiro autor brasileiro a ser indicado, junto com Ary Barroso. É uma história que diz muito das relações Estados Unidos e Brasil e da capacidade da música de viajar e conquistar corações sem barreiras linguísticas, fala Manevy sobre a importância do documentário.
O filme retrata a vida de um dos gigantes da música popular brasileira, autor de clássicos do que hoje chamamos de “sofrência”, como “Nunca”, “Vingança” e “Nervos de Aço”. Através de entrevistas, o documentário revela o contexto histórico de sua época e sua boemia em Porto Alegre, onde nasceu, e no Rio de Janeiro. Entre as curiosidades está a versão orquestral do samba “Se acaso você chegasse”, que integrou a trilha sonora de “Lady Let’s Dance”, filme americano indicado ao Oscar em 1945 pelo filme. Suas músicas já foram gravadas por Elza Soares, Caetano Veloso, Arnaldo Antunes, Gal Costa e Marisa Monte, entre outros grandes nomes da MPB.
“LUPICÍNIO RODRIGUES, CONFISSÕES DE UM SOFREDOR”, foi selecionado e premiado por importantes festivais como Festin-Lisboa, Mostra Internacional de São Paulo e Mostra Tiradentes. Manevy é cineasta, pesquisador e professor de cinema.
“VERMELHO MONET”, escrito e dirigido por Halder Gomes, abre o festival. “MEU NOME É GAL” dirigido por Dandara Ferreira e Lô Politi, abre a sessão de encerramento, antes da premiação.
SOBRE O LABRFF AWARDS
A noite de premiação do LABRFF será no The Culver Theater no dia 26 de outubro, às 21h com a premiere do longa “Meu Nome é Gal” das diretoras Dandara Ferreira e Lô Politi. Além do LABRFF Awards, o festival também, através da Naymovie, oferece os prêmios “Edna Fuji”. O prêmio homenageia essa grande Dama do Cinema que foi representante da empresa de infraestrutura, além de responsável pelo desenvolvimento do audiovisual no campo profissional e político. Assim como Dona Edina, a Naymovie tem certeza que o incentivo aos novos talentos proporciona um crescimento ainda maior à cultura e ao desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro. A Mistika também oferece aos vencedores prêmios em mais de 25 mil reais. Além disso, o festival tem uma parceria com a O2 Play que oferece um prêmio de distribuição para uma das categorias do festival.
PATROCINADORES E PARCEIROS
Os patrocinadores e parceiros da 16a. Edição do LABRFF são: City of Culver City, AG Immigration, JAMM Cigar, Consulate of Brazil in Los Angeles, The Los Angeles Film School, Pali Hotel, Stella Artois, Canal Brasil, Mistika, Naymovie, O2Play, Copa Airlines, The Culver Theater, Audio Porto, Festival de Vassouras, Ubatuba Açai, Supermercado Brasil, Pimenta Catering, Darcio Hair Studio, T. PR, Flavia Fusco Comunicação, Soul Brasil Magazine e QCE Podcast.
Para maiores informações visite o site do festival www.labrff.com
LABRFF nas redes sociais
- Instagram: @labrff
● Twitter: https://twitter.com/LABRFF
● Facebook: https://www.facebook.com/labrff