Publicado em 30/09/2023 as 8:00pm
EDUCAÇÃO BASEADA NA BÍBLIA APRIMORA A LEITURA E ESCRITA
A alfabetização e celebrada no mundo todo no mês de setembro. Neste ano, o dia 8 de...
A alfabetização e celebrada no mundo todo no mês de setembro. Neste ano, o dia 8 de setembro de 2023 foi o Dia Mundial da Alfabetização, marcando a 56ª comemoração do evento, organizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco).
Estudos mostram que, durante a pandemia da covid-19, as habilidades de alfabetização diminuíram em todo o mundo. De acordo com o site oficial da Unesco, 763 milhões de pessoas em todo o mundo careciam de habilidades básicas de alfabetização em 2020. Em 2022, foram 771 milhões. Para combater essa tendência, as Testemunhas de Jeová se oferecem para ensinar crianças e adultos a ler e escrever, como parte de sua obra educativa bíblica.
A partir da década de 1940, as Testemunhas de Jeová têm oferecido continuamente aulas gratuitas de alfabetização ao redor do mundo usando as ferramentas de estudo Aprenda a Ler e Escrever e Aplique-se à Leitura e à Escrita.
“A leitura une as comunidades e famílias. Mas o maior benefício que advém da leitura é que nos permite entender a mensagem escrita de Deus para a humanidade”, disse o porta-voz local Henry Wurfbain. “Se não pudermos ler a Bíblia corretamente, fica extremamente difícil aprender dela e aplicar nas nossas vidas a sua poderosa mensagem de esperança.”
As Testemunhas também incorporaram livros didáticos como Beneficie-se da Escola do Ministério Teocrático e Melhore Sua Leitura e Seu Ensino em seus programas de reuniões semanais. Mesmo durante a pandemia, quando suas reuniões eram realizadas principalmente por videoconferência, as famílias continuaram se beneficiando dessa instrução.
Cézar e Marlene Guimarães, brasileiros moradores de Boca Raton, Florida, incentivaram seus filhos a não negligenciar suas habilidades de alfabetização. “Embora sentíssemos falta de nos reunirmos presencialmente, as habilidades de leitura de nossos filhos Noah e Nicolas, de oito e onze anos de idade, continuaram a melhorar, usando as sugestões de Melhore Sua Leitura e Seu Ensino", disse Cézar. “Se não fosse por essas ferramentas de ensino, não sei como eles saberiam falar português tão bem como eles falam agora.”
“Foi uma grande ajuda não apenas espiritualmente, mas também para acompanhar os trabalhos escolares, particularmente no aspecto de interpretar corretamente as matérias”, disse Marlene. “E as crianças ficaram felizes de não terem ficado para trás.”
Bryan Paes, brasileiro morador de Deerfield Beach, Florida, diz que se beneficiou do treinamento fornecido na reunião das Testemunhas de Jeová de meio de semana. “Eu não era um bom leitor, mas a preparação e a consistência são enfatizadas em quase todas as lições”, disse ele. "Percebi que aprender a ler bem não vem naturalmente, mas requer muita prática e trabalho árduo. O uso das ferramentas tem permitido não somente que a Palavra de Deus faça sentido e toque o meu coração, mas também tem me dado mais confiança ao falar e ler em público. Com certeza vale a pena o esforço!”
O público é convidado a assistir às reuniões das Testemunhas de Jeová. Não se fazem coletas. Os presentes são ensinados a melhorar suas habilidades de alfabetização com o objetivo de aprender mais sobre a Bíblia. A entrada é gratuita e a inscrição não é necessária. Detalhes sobre quando e onde essas reuniões são realizadas na sua área, bem como artigos sobre os esforços das Testemunhas de Jeová para promover a alfabetização, estão disponíveis no jw.org, o site oficial das Testemunhas de Jeová.