Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 6/10/2023 as 9:00am

Pastor brasileiro luta por residência legal após mudança nas regras de Visto nos EUA

Mas ele e sua esposa, uma cidadã alemã, precisariam de green cards para permanecer nos Estados Unidos e permitir que Oliveira continue seu pastoreio na First Baptist Church de Gordon, no Texas.


Pastor Albert Oliveira, da Firts Baptist Church of Gordon

O brasileiro Albert Oliveira chegou aos Estados Unidos em 2010 com um visto de estudante, se formou no Southwestern Baptist Theological Seminary, começou a pastorear uma igreja em crescimento, casou-se e começou uma família.

Mas ele e sua esposa, uma cidadã alemã, precisariam de green cards para permanecer nos Estados Unidos e permitir que Oliveira continue seu pastoreio na First Baptist Church de Gordon, no Texas.

"Este é um segundo lar para mim e minha esposa e o primeiro lar para nosso filho", disse Albert Oliveira em entrevista ao jornal Baptist Press. "Mas minha percepção é que as pessoas estão caladas sobre aqueles que estão tentando vir legalmente para os Estados Unidos", acrescentou.

No meio de sua jornada de inscrição em abril, o governo dos EUA mudou inesperadamente as regras e efetivamente acrescentou anos para a conclusão de um pedido de green card partido de líderes religiosos. Os vistos religiosos R1 que ele e sua esposa possuem expirarão antes que eles possam sequer solicitar os green cards sob o novo processo.

"Agora estamos presos em um limbo", disse Oliveira.

O casal e o filho nascido nos EUA têm poucas chances de permanecer legalmente nos EUA depois de fevereiro de 2024, tendo esgotado mais de três dos cinco anos em que seu visto R1 estará ativo. Eles e suas dificuldades representam milhares de pessoas. Igrejas, ministérios e advogados estão fazendo lobby por mudanças.

Em 2018, o governo dos EUA emitiu 6.300 vistos religiosos, antes da pandemia da COVID-19, quando as inscrições diminuíram, e emitiu 5.900 em 2022, de acordo com a American Immigration Lawyers Association (AILA).

"O que é realmente decepcionante para nós é a natureza flagrante disso. Eles não deram aviso prévio às pessoas", disse Sharvari Dalal-Dheini, diretora de relações governamentais da AILA. “As coisas mudaram da noite para o dia”, acrescentou.

A mudança "sem aviso prévio suficiente é ilegal e deve ser imediatamente retificada", afirmou Dalal-Dheini em uma carta de 31 de julho ao Secretário de Estado Anthony Blinken e ao Secretário de Segurança Interna Alejandro Mayorkas.

Em março de 2023, o governo dos EUA considerou que estava distribuindo vistos de imigrantes de maneira incorreta por sete anos para residentes de El Salvador, Honduras e Guatemala, de uma maneira que criou longos atrasos para candidatos dos três países conhecidos como Triângulo do Norte. “A mudança seria corrigida no próximo mês”, disse o governo na época, resultando na criação de longos atrasos para trabalhadores religiosos e outros na categoria EB-4 de todos os países.

Desde que Oliveira começou a pastorear a First Baptist Gordon, em 2022, a frequência aos cultos de domingo aumentou de cerca de 20 para mais de 150. A igreja contratou um advogado para ajudar o brasileiro no processo de inscrição de visto.

Em abril, a Society of the Divine Word se juntou a um grupo multidenominacional de cerca de 20 igrejas, missões e denominações religiosas desafiando a mudança.

Pastor Albert e sua família

 

Top News