Publicado em 9/10/2023 as 2:00pm
Brasileiro vira técnico da seleção de futsal dos EUA e vê país no caminho para se tornar potência
Hewerton está empenhado em promover o futsal nos Estados Unidos, tornando-o um esporte mais conhecido e atrativo, principalmente entre os jovens que, por enquanto, concentram seu interesse no futebol de campo.
Os Estados Unidos, famosos por seu sucesso em esportes universitários e de quadra, como o basquete, estão agora contando com a expertise de um brasileiro para alavancar o futsal e transformá-lo em uma potência global. Recentemente, Hewerton Moreira, um ex-jogador de futebol de salão nascido em Santos, no litoral de São Paulo, assumiu o cargo de treinador da seleção de futsal dos Estados Unidos. Com entusiasmo e visão de futuro, o treinador acredita que o país tem o potencial necessário para competir em igualdade com potências como o Brasil.
Hewerton está empenhado em promover o futsal nos Estados Unidos, tornando-o um esporte mais conhecido e atrativo, principalmente entre os jovens que, por enquanto, concentram seu interesse no futebol de campo. Embora essa transformação possa não se concretizar a curto prazo, Hewerton confia na capacidade dos americanos de se dedicarem a uma causa e realizar um trabalho bem-sucedido. Ele ressalta que as ligas profissionais nos Estados Unidos, como a MLS (Major League Soccer), cresceram rapidamente ao longo dos anos e atraíram talentos internacionais de alto nível, como Messi.
A jornada de Hewerton nos Estados Unidos começou quando ele ainda era jovem, vindo jogar o "indoor soccer", uma variação do futebol de campo em campos artificiais do tamanho de uma quadra de hóquei. No entanto, seu envolvimento com o futsal teve início no Brasil, influenciado pelo incentivo de seu pai, que trabalhava em uma indústria e o encorajou a praticar o futsal. Por coincidência, ele foi observado por um time de San Diego, nos Estados Unidos, durante um jogo no Brasil, o que o levou a se mudar para os Estados Unidos em 2004.
Naquela época, o futsal não era amplamente reconhecido nos Estados Unidos, que tinham maior foco no indoor soccer. Hewerton percorreu diversos clubes nos Estados Unidos como jogador antes de, mais tarde, deixar de atuar nas quadras e se tornar treinador. Em 2023, foi chamado para liderar o projeto de nacionalização do futsal nos Estados Unidos como técnico da seleção nacional.
Hewerton acredita que o próximo passo fundamental para popularizar o futsal nos Estados Unidos é a criação de uma liga nacional, seguindo o modelo bem-sucedido da MLS no futebol de campo. Como treinador da seleção dos Estados Unidos, seu trabalho inclui identificar talentos nacionais que atualmente jogam em outros países, bem como explorar a possibilidade de naturalizar jogadores de outras nações que não têm histórico no futsal. Além disso, ele procura encontrar jovens talentos no futebol de campo que possam também contribuir para o futsal, devido à base de habilidades desenvolvida nessa modalidade.