Publicado em 11/10/2023 as 2:00pm
Contratado há 23 anos para atender brasileiros, Carlos Sousa se torna Vice-chefe da polícia de Milford (MA)
Sousa nasceu em 1980, filho de pais portugueses que imigraram para os Estados Unidos em 1978.
Quando tinha 20 anos de idade, Carlos Sousa foi recrutado para se tornar um assistente operacional do Departamento de Polícia de Milford (Massachusetts) porque falava português. Vinte e três anos depois, ele é o mais novo Vice-chefe — e ainda está usando suas habilidades bilíngues como o elo de ligação do departamento e a comunidade brasileira.
"Isso foi muito importante, porque eu era o único policial que falava português quando entrei no trabalho", disse Sousa, com 43 anos, formado em 1998 pela Milford High School. "Eu era usado, não apenas no meu departamento, mas em comunidades vizinhas. Construir esses relacionamentos, garantir que as pessoas se sentissem à vontade para ir até o departamento. Muitos delas (os que falam português) tinham medo de falar com a polícia, mas diziam 'vá falar com o Carlos. O Carlos vai ajudar'"”, acrescentou.
Sousa nasceu em 1980, filho de pais portugueses que imigraram para os Estados Unidos em 1978. Ele cresceu no Prospect Heights e adorava se vestir como policial. Esse amor pela polícia, segundo ele, cresceu ainda mais quando, como aluno do ensino médio, ingressou no programa Explorer do Departamento de Polícia de Milford, que é uma espécie de academia de polícia em miniatura para adolescentes.
Ele passou um tempo com policiais de Milford, bem como com patrulheiros estaduais de Massachusetts, fazendo passeios e aprendendo sobre como ser um policial. "Como Explorer, consegui ter uma ideia do que era a aplicação da lei e construir um relacionamento com os policiais da época", disse. "Nesse ponto, eu tinha absoluta certeza de 110% de que era isso que eu queria fazer. Isso meio que solidificou para mim. Eu queria ser um policial em minha cidade natal".
Depois de se formar no ensino médio, ele começou a trabalhar no Milford Youth Center quando, em 2000, foi recrutado para se tornar um auxiliar operacional por um tenente da polícia devido à sua fluência em português. Mesmo nesse estágio inicial, ele era frequentemente usado pelos policiais como tradutor.
Em 2003, Sousa se tornou um policial e, em 2008, foi transferido para o departamento de detetives, trabalhando sob o comando do então Tenente James Falvey, que se aposentou recentemente como chefe interino.
Enquanto trabalhava, Sousa também obteve diplomas de associado, bacharelado e mestrado. "Meu pai sempre me incentivou a estudar", disse. "Ele disse que não queria que eu tivesse uma pá na mão para sempre. Ele sempre trabalhou como paisagista", acrescentou.
Em 2017, Sousa e o atual Chefe Robert Tusino foram promovidos a sargento. Depois Sousa passou para operações especiais. Ele sofreu um revés em 2021 quando contraiu COVID-19 e teve sintomas prolongados. O oficial ficou afastado do trabalho por um ano e depois voltou como sargento para operações especiais e também responsável pelos detetives.
Em janeiro deste ano, ele mudou para apenas detetives. "Isso foi uma escolha", disse ele. "Eu realmente queria dedicar meu tempo às investigações".
Em 29 de setembro, no dia seguinte à promoção de Tusino a Chefe, Tusino promoveu Sousa para ocupar seu cargo de Vice-chefe. Ele disse que supervisionará as divisões de patrulha e detetives, bem como a unidade de serviços familiares. “Eu sinto que estou no trabalho que nasci para fazer e na comunidade onde sempre quis estar. Sou muito apaixonado pelo nosso departamento e pela nossa comunidade — Milford é a minha casa e é onde eu sempre quis fazer o trabalho", disse ele.
Ele finalizou dizendo que "Milford é onde eu queria estar. As pessoas me perguntavam se eu queria ir para a polícia estadual ou federal. Não, é aqui que eu queria estar. Eu quero servir e proteger a minha comunidade. Não há lugar melhor para estar". (com informações: milforddailynews.com)
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225
DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.
ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.