Publicado em 18/10/2023 as 11:00am
Governadora de Massachusetts alerta que os imigrantes sobrecarregaram sistema de abrigo do estado
A chegada dessas famílias de imigrantes, juntamente com uma saída mais lenta das famílias já em abrigos de longo prazo, significa que o estado está a caminho de atingir sua capacidade de 7.500 famílias, o que representa cerca de 24.000 pessoas, até o final de outubro.
A governadora de Massachusetts, Maura Healey, alertou na segunda-feira, dia 16, que o sistema de abrigo de emergência para famílias em todo o estado atingirá sua capacidade máxima até o final do mês. Ela afirmou que o sistema tem se expandido a uma taxa insustentável para lidar com a demanda das novas famílias de imigrantes que estão chegando.
A chegada dessas famílias de imigrantes, juntamente com uma saída mais lenta das famílias já em abrigos de longo prazo, significa que o estado está a caminho de atingir sua capacidade de 7.500 famílias, o que representa cerca de 24.000 pessoas, até o final de outubro.
Atualmente, as famílias estão distribuídas em centenas de locais em 90 cidades e municípios, em uma variedade de instalações, desde abrigos tradicionais até hotéis, motéis e locais temporários, como dormitórios universitários. Cerca da metade das pessoas em abrigos de emergência são crianças.
Como um estado que tem a lei de "direito ao abrigo", Massachusetts é legalmente obrigado a fornecer abrigo a famílias elegíveis por meio de seu programa de assistência de emergência.
Healey afirmou que o estado não está abandonando a lei, mas após 1º de novembro, as famílias que procuram abrigo serão avaliadas e aquelas com maiores necessidades, incluindo riscos à saúde e segurança, terão prioridade. As famílias que não puderem ser acomodadas imediatamente no abrigo entrarão em uma lista de espera.
"A realidade que estamos enfrentando agora é a seguinte. Não temos espaço suficiente, prestadores de serviços ou recursos para atender com segurança mais de 7.500 famílias", disse Healey aos repórteres. "A partir desse ponto, não poderemos mais garantir abrigo para novas famílias que entram no sistema", acrescentou.
Ela também afirmou que o estado está trabalhando para ajudar as famílias que já estão em abrigos a sair do sistema, a fim de liberar mais espaço.
Healey mais uma vez pediu ao governo federal autorizações de trabalho aceleradas para permitir que os recém-chegados encontrem empregos e comecem a ganhar a vida mais rapidamente. Ela afirmou que muitos estão prontos e aptos para trabalhar, e o estado tem muitas vagas de emprego. "Precisamos de apoio urgente do governo federal, que é o principal responsável por esta situação", disse ela. "Este é um problema federal que exige uma solução federal, destacou.
“As cidades e municípios apreciam os esforços da administração para lidar com a crise de abrigos de emergência, incluindo tentativas de simplificar recursos para que os imigrantes encontrem trabalho”, disse Adam Chapdelaine, diretor executivo da Massachusetts Municipal Association. "Esperamos continuar essa parceria essencial entre o estado e as autoridades locais à medida que as condições mudarão nas próximas semanas e meses", acrescentou.
Ativistas pelos direitos dos imigrantes disseram que acolhem as medidas adotadas pela administração, mas afirmaram que os legisladores estaduais e federais precisam fazer mais. "Agora é hora de o estado aprovar mais financiamento para abrigos e de o Congresso se reunir e aprovar uma reforma imigratória que permita aos imigrantes trabalhar", disse Elizabeth Sweet, diretora executiva da Coalizão de Defesa dos Imigrantes e Refugiados de Massachusetts (MIRA, sigla em inglês).
Em agosto, Healey anunciou que estava ativando até 250 membros da Guarda Nacional de Massachusetts para ajudar em abrigos e hotéis, à medida que o estado lutava contra um grande influxo de imigrantes.
A medida foi tomada depois que a governadora declarou estado de emergência devido à pressão sobre o sistema de abrigo.
Outros estados e cidades também têm enfrentado dificuldades para encontrar abrigo para imigrantes. Na semana passada, a governadora de New York, Kathy Hochul, afirmou que apoiava o esforço da cidade de New York para suspender um acordo legal que a obrigava a fornecer abrigo de emergência para pessoas desabrigadas, devido a um grande influxo de imigrantes que sobrecarregou o sistema da cidade.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais. Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.
Confiança na hora de vender ou comprar conosco- US$10,000.00. Promessa de pré-aprovação -Garantimos ao vendedor $10 mil caso não feche o financiamento -Prometemos reembolsar você até $1,000 pelos custos de inspeção e avaliação do imóvel. Diferenciando você da competição na hora da oferta da compra da sa casa nesse mercado extremamente competitivo! Fabiana Menezes- Whast app: (617) 901-2044 ou acesse: www.suacasapassoapasso.com
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.