Publicado em 1/11/2023 as 10:00pm
Evento realizado em universidade da Califórnia é dedicado a imigrantes indocumentados
O evento, que deu início ao “Mês de Ação Além das Fronteiras: Mês de Conscientização sobre Estudantes Indocumentados”, não foi criado como resposta à decisão tomada em um tribunal federal.
Em 13 de setembro, um juiz federal declarou que uma versão ajustada do Deferred Action for Childhood Arrivals (DACA) era ilegal. Foi mais um golpe para um programa que tem sido debatido nos tribunais por mais de cinco anos. Duas semanas após a decisão, o “Centro de Recursos dos Sonhos” da Universidade Estadual de São Francisco (SFSU), Califórnia, e um clube chamado IDEAS, que em português significa “Melhorando Sonhos, Equidade, Acesso e Sucesso”, sediaram o primeiro evento de um mês dedicado a aumentar a conscientização sobre os estudantes indocumentados no campus.
O evento, que deu início ao “Mês de Ação Além das Fronteiras: Mês de Conscientização sobre Estudantes Indocumentados”, não foi criado como resposta à decisão tomada em um tribunal federal. O mês de eventos foi planejado durante o verão, meses antes da decisão de 13 de setembro. Segundo os organizadores, o principal objetivo é criar um espaço seguro para estudantes indocumentados, onde eles possam esquecer por um momento o status de imigração.
No entanto, à medida que o mês avançava, cada evento também funcionava como um ato de desafio à decisão contra o DACA e como uma garantia à comunidade indocumentada de que eles têm aliados no campus.
"O que foi realmente importante e emocionante é que os estudantes e professores compareceram", disse Oliver Elias Tinoco, presidente do IDEAS e um dos organizadores dos eventos. "Sem a comunidade, não há clube. Não há motivo para o clube existir se ele não estiver, em última instância, retribuindo e servindo à comunidade que deseja defender."
Tinoco, além de ser presidente do IDEAS, é um estudante indocumentado. Eles explicaram que sua inscrição no DACA está congelada há mais de dois anos e, embora vivam na Califórnia, seu futuro como cidadão está nas mãos dos políticos do país. Tinoco também reconhece que não é o único na universidade com esse status e que mais estudantes indocumentados chegarão à SFSU no futuro.
Por essa razão, eles trabalharam duro para organizar os eventos e criar conscientização sobre os programas destinados aos estudantes indocumentados.
"Meu maior objetivo é sair do ensino superior dizendo que completei - foi que tornei a jornada do ensino superior um pouco mais fácil para o próximo estudante queer indocumentado e mestiço que vier para cá", disse Tinoco. "Mesmo que isso signifique que um clube como o IDEAS seja tão visível quanto os outros, mesmo que isso signifique ter um mês de ação para estudantes indocumentados a cada ano, isso é suficiente para mim."
Houve cinco eventos principais em outubro, alguns com convidados especiais como poetas, ativistas, empresários e ex-alunos. Os eventos abordaram uma variedade de temas, incluindo questões LGBTQ+ e financeiras.
Griselda Madrigal Lara, Coordenadora do Centro de Recursos dos Sonhos e organizadora dos eventos, explicou que a reação dos estudantes aos palestrantes foi muito positiva.
"Foi incrível vê-los todos comparecerem e se destacarem", disse Madrigal Lara. "É realmente empolgante ver essa possibilidade no campus e também esperar pelo próximo ano e como podemos melhorar."
O evento final tratou de informações financeiras com a proprietária de empresas, Rosa Salamanca. Ela é co-fundadora da Colorful Cultura e é uma ex-aluna indocumentada da California State University Northridge. Ela falou sobre o tema de ganhar dinheiro ou criar um negócio nos Estados Unidos como indivíduo indocumentado e reconheceu a importância de eventos como o Rising Beyond Borders.
"Muitas vezes, devido às limitações das pessoas indocumentadas, não há muitas maneiras de apoiar os estudantes indocumentados", disse Salamanca. "Se as instituições de ensino superior vão ter estudantes de diferentes origens... Também temos que ser responsáveis por fornecer o suporte adequado e os serviços para ajudar os estudantes a ter sucesso e prosperar na universidade e além."
Tinoco explicou que o mês de ação ajudou mais estudantes a encontrar o Centro de Recursos dos Sonhos e o IDEAS, mas lamentou o quão difícil é encontrar o espaço devido à falta de informações sobre o centro. No entanto, eles acreditam que, com a continuação de eventos como o Rising Beyond Borders, a administração notará a necessidade de informações sobre os recursos para estudantes indocumentados.
"Acredito que eles prestaram atenção e acredito que foi porque exigimos isso também", disse Tinoco. "A intenção específica [do evento de lançamento] era fazer com que o maior número de pessoas entrasse em Malcolm X, participasse da pintura do mural, das artes e ofícios, conversasse com os vendedores, conversasse com os recursos, conversasse com as organizações no campus e as organizações fora do campus que convidamos porque queríamos que [a administração] visse que esta é uma comunidade que não será ignorada e é apoiada pela sua comunidade SFSU."
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170 ou Elizandra: (857) 800-4159.