Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 3/11/2023 as 1:00pm

Pioneiro Francisco Sampa retorna à TV nos EUA

Em 1980, Sampa, cujo nome de batismo é José Francisco da Silva, deu baixa na Força Aérea e iniciou trabalho numa rede de lojas especializada em eletrodomésticos, cine, foto e som, quando concluiu o curso de Hotelaria no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).


Há aproximadamente 36 anos, o jornalista Francisco Sampa, como inúmeros brasileiros na época, deixou a região da Grande São Paulo (SP) em busca de novas oportunidades na Terra do Tio Sam. Natural de Recife (PE), ainda com 9 anos de idade, mudou-se com a mãe viúva para o bairro de Santana, na Zona Norte da capital paulista, onde desde tenra idade trabalhou como engraxate, auxiliar de padeiro, entre outras atividades, para ajudar no sustento da família. Já em Guarulhos (SP), passou horas incontáveis dentro de ônibus e trem rumo a Osasco (SP), onde trabalhou como auxiliar de laboratório. Poucos anos mais tarde, ingressou como funcionário civil na Base Aérea de São Paulo (BASP), engraxando sapatos, limpando e efetuando serviços gerais. O contato com a sétima arte ocorreu após ter sido transferido para trabalhar no Cinema Santos Dumond, na base aérea, onde aprendeu o ofício de operador e programador cinematográfico e cursou QTA.AR. Durante vários anos atuou como auxiliar de relaçoes públicas junto ao comando da BASP. Além disso, cursou até o terceiro ano o curso de Direito na Faculdade Integrada de Guarulhos.

Em 1980, Sampa, cujo nome de batismo é José Francisco da Silva, deu baixa na Força Aérea e iniciou trabalho numa rede de lojas especializada em eletromésticos, cine, foto e som, quando concluiu o curso de Hotelaria no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Formado em  Psicologia & Técnicas de Vendas. Quis o destino, em 1986, entrou na loja um cliente português, o Sr. Antero Cruz, morador em Newark (NJ), que comprou um videocassete para dar de presente. Durante a conversa, Sampa demonstrou curiosidade sobre a vida nos Estados Unidos e o Sr. Cruz disse-lhe que, caso conseguisse o visto de entrada no país, o receberia no aeroporto. Poucos tempo depois, Sampa, munido de seus documentos, foi ao Consulado-Geral dos EUA, localizado no elegante bairro Jardins, na capital paulista, e aplicou, com sucesso, para um visto de 90 dias.

 

Foi encaminhado para a temida "salinha"

Ao desembarcar no Aeroporto Internacional JFK, na região metropolitana de Nova York, Sampa foi encaminhado pelo agente de imigração para uma sala, onde haviam outros passageiros, e todos foram questionados sobre qual a razão de visitarem os EUA. Após a entrevista, ele foi deixado sozinho na sala e, então, pegou o livro "Capitães de Areia", do escritor Jorge Amado, e começou a ler. Após algum tempo, todos os outros viajantes já haviam sido liberados, outro agente do Departamento de Imigração (ICE), perguntou-lhe o que ele fazia ali. Sampa respondeu-lhe que não sabia e simplesmente aguardava.

"O agente disse-me: bem, saia daqui, a saída é por ali. Então, eu saí", relatou Sampa.

Do lado de fora, o sr. Cruz o esperava e assim começou a trajetória de Sampa em Newark, a maior cidade do Estado Jardim. Ele foi levado para almoçar do tradicional restaurante Primabel, no bairro do Ironbound, onde concentra-se à comunidade de língua portuguesa na região. Lá, tomou conhecimento de uma pensão localizada na esquina das ruas Lafayette e Union e conseguiu um emprego na Tobia's Bakery, em West Orange (NJ). Na celebração do Dia de Portugal, em 1987, conheceu o músico mineiro Lucinho do Cavaco, posteriormente, Lucinho Bizadão, e conseguiu emprego no antigo restaurante Brasília, na Ferry Street, onde foi empregado como garçom pelo então proprietário gaúcho Ademir de Souza e estudava inglês num curso localizado no Pennsylvania Hotel, em Manhattan (NY).

O temperamento sincero e direto no tratamento com os clientes fez com que ele logo saísse do restaurante e conseguisse trabalho como motorista de caminhão no transporte de produtos brasileiros no Tri-State área. Assim, seguiram outras funções, entre elas entregador para a Mike's Pizza, na Madison St., e motorista da Teixeira's Bakery, até adquirir o antigo restaurante Brasil Tropical (posteriormente, Boca Louca), na Pulaski St., onde criou e lançou na época o sistema de delivery de comida a domicílio em Newark. Nos anos 90, atuou como apresentador e produtor de eventos do icônico Scorpio's Restaurant, em Elizabeth (NJ), de propriedade do português Gil Farias. Na ocasião, surgiu o nome "Francisco Sampa", em decorrência do fato de seu automóvel ostentar a placa decorativa: "Guarulhos - SP (SAMPA)", em alusão à cidade onde passou a adolescência e início da vida adulta. Nesta época, criou e produziu grandes shows brasileiros na Costa Leste dos Estados Unidos, no ano de 1992 implantou lançou pela primeira vez o rodeio brasileiro nos EUA.

Na década de 90 criou o primeiro Tele Jornal na TV americana, "Canal Brasil News Network- CBNN", um programa na TV portuguesa local RTP-USA em Newark (NJ), nos moldes do Jornal Nacional brasileiro, foi locutor oficial de lingua porturguesa  e redator do site oficial do  time de futebol NY Red bull em Harrison-NJ.  Colunista dos principais jornais brasileiros: Brazilian Voice, Brazilian Press, Brazilian Times, Flórida Review, colaborador dos jornais Luso-Americano e Portuguese Post. Produziu matérias para as principais redes de TV no Brasil. Durante vários anos foi correspondente da Rede Record afiliada TV Leste dos programas MG TV e Balanço geral. Em 1996, foi eleito o primeiro presidente da extinta Brazilian American United Association (BAUA) cargo que ocupou por 5 vezes por eleição direta até 2007. Além disso, foi figura presente na criação do Braziliam Day, idealizado pela brasileira Cecília Velucci, em 13 de setembro de 1992, onde atuou como produtor e apresentador, com o apoio do português Gil Farias, proprietário do restaurante Scorpio’s. Além disso, criou o primeiro rodeio brasileiro nos EUA, em 1992, evento esse realizado pela última vez em outubro de 2001, que contou com a presença de Marco Brasil na sua primeira vinda aos EUA.

Além disso, iniciou o primeiro Reveillon Gala, no Newark Symphony Hall, com cardápio brasileiro, com o apoio do Restaurante Sol-Mar do Portugues Tony Nobre, em Newark (NJ), apresentador na Lavagem da Rua 46, em Manhattan (NY), organizado pela baiana Silvana Magda. Foi conselheiro do Conselho de Cidadãos do Consulado-Geral do Brasil em Nova York, quando recebeu vários estadistas brasileiros, entre eles o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-vice-presidente Marcos Maciel, foi escolhido como representante da Comunidade Brasileira de New Jersey para representar a comunidade na assembleia geral no conselho de cidadãos no Palácio do Itamarati em 2010.

Há aproximadamente 11 anos, circula entre os EUA e Brasil, onde atuou na TV Jangadeiros, afiliada ao canal Rede Bandeirantes, e TV Diário de Fortaleza do sistema verdes mares, afiliada ao canal da Globo, e transformou sua residência numa pousada, em frente ao Beach Park, Fortaleza (CE).

Inquieto e de personalidade instigante, atualmente, Francisco Sampa está de volta aos Estados Unidos e lançará o talk show de entrevistas "Papo Reto", composto por entrevistas, divulgação de fatos, prestações de serviços comunitários como imigração e direitos dos imigrantes, referentes à comunidade de língua portuguesa, entre outros assuntos para todo o país. Apertem os cintos, a estreia está marcada para novembro. O programa, que será exibido na TV portuguesa, terá produção e apresentação de Francisco Sampa e direção geral de Carlos Brito, que já atuam juntos há 28 anos. A parceria é sinônimo de que coisa boa vem por aí, portanto, vamos aguardar.

A SPT foi fundada em 1986. Em 1999, adquiriu os direitos de transmissão norte-americanos da SIC International, o canal de TV mais assistido em Portugal. A SPT transmite programação em português 24 horas, 7 dias por semana, através dos principais canais de distribuição tais como: Dish, Optimun/Altice, Comcast, Verizon Fios, etc.

O conteúdo da rede consiste em materiais dinâmicos como telenovelas, blocos de informação, talk shows e ainda programas e notícias das comunidades portuguesas dos Estados Unidos.

O programa poderá ser visto na plataforma do Youtube MisterSampaUSA.

Contato: Mr. Sampa Produções. Tel.: (862) 372-3147 (cel),  Whats App +55 85 98712-2864.



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Timeshttps://radiobraziliantimes.com/

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170 ou Elizandra: (857) 800-4159.

Top News