Publicado em 2/11/2023 as 2:30am
Estudantes representam o DF como Jovens Embaixadoras nos EUA
As estudantes Ana Melissa Moraes, de 16 anos, e Gabriela Pinheiros Gonçalves, de 17 anos,...
As estudantes Ana Melissa Moraes, de 16 anos, e Gabriela Pinheiros Gonçalves, de 17 anos, foram escolhidas para representar o Distrito Federal no programa Jovens Embaixadores de 2024 nos Estados Unidos. Essa iniciativa, que teve origem na Embaixada dos Estados Unidos no Brasil em 2003, oferece a jovens da rede pública de ensino a incrível oportunidade de realizar um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos.
O programa tem como meta principal abrir horizontes para os jovens selecionados, fortalecendo suas redes de contatos e aprimorando suas habilidades na língua inglesa. O processo seletivo, conduzido anualmente entre maio e junho pela embaixada americana, escolhe candidatos por estado, totalizando 46 selecionados em todo o país neste ano.
O intercâmbio está programado para ocorrer de 20 de janeiro a 4 de fevereiro de 2024. Após uma breve estadia na capital, Washington, D.C., os alunos serão divididos em grupos menores, cada um dirigindo-se para uma das cidades de Kalamazoo, Michigan; Pensacola, Flórida; e Tulsa, Oklahoma.
Em Washington, os estudantes brasileiros participarão de diversas atividades, incluindo oficinas sobre liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social, reuniões com representantes do governo, visitas a escolas locais e apresentações sobre o Brasil e seus estados. Posteriormente, nos estados anfitriões, serão acolhidos por famílias voluntárias, proporcionando-lhes a oportunidade de vivenciar a cultura e o cotidiano dos americanos.
Ana Moraes, estudante do 2º ano do Ensino Médio no Centro de Ensino Médio Elefante Branco (CEMEB), destaca a singularidade de ser uma jovem embaixadora. "Estarei representando meu país e o lugar onde nasci no exterior, então é uma grande responsabilidade. Esse programa trouxe inúmeras possibilidades para mim e transformou minha vida", afirma.
Moradora do Areal e filha de uma secretária e um microempreendedor, Ana enfatiza que não teria essa oportunidade sem o apoio do programa. Agora, ela planeja buscar bolsas de intercâmbio quando ingressar na faculdade. Apaixonada por idiomas, Ana estuda francês e japonês, além de aprimorar seu inglês, aprendido de forma autodidata.
Gabriela Gonçalves, colega de bolsa e aluna do 3º ano do Centro de Ensino Médio 01 (CEM 01) do Guará, ressalta a importância da iniciativa para estudantes da rede pública. "Nos permite ter acesso a algo tão distante como um intercâmbio, além de trazer um impacto para a sociedade como um todo", destaca ela, que também almeja seguir a carreira de diplomata.
Gabriela, uma leitora ávida, atua como monitora de matemática na escola, voluntariado que contribuiu para sua seleção. O programa de intercâmbio é patrocinado pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), Secretarias Estaduais de Educação e da rede de Espaços Americanos em várias partes do país. (com informações: Correio Braziliense)
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170 ou Elizandra: (857) 800-4159.
Fonte: Da redação