Publicado em 22/11/2023 as 11:00am
Brasileiro residente nos EUA cai em golpe de extorsão virtual
Marcus da Silva Bicalho, um brasileiro residente nos Estados Unidos, viu-se envolvido em uma trama virtual após iniciar uma conversa no Instagram com uma usuária chamada Elisabeth, que, segundo ele, aparentava ser maior
Marcus da Silva Bicalho, um brasileiro residente nos Estados Unidos, viu-se envolvido em uma trama virtual após iniciar uma conversa no Instagram com uma usuária chamada Elisabeth, que, segundo ele, aparentava ser maior de idade. No entanto, essa interação logo se transformou em um pesadelo de chantagem e perdas financeiras, revelando-se um golpe bem arquitetado por uma quadrilha especializada em extorsão.
O que inicialmente parecia uma troca de mensagens inofensivas evoluiu quando a suposta Elisabeth pressionou Marcus a mudar a comunicação para o WhatsApp, solicitando imagens íntimas. Diante do pedido, Marcus recusou inicialmente, mas acabou enviando as fotos, desencadeando uma série de eventos alarmantes.
No dia seguinte, Marcus recebeu uma ligação de um homem se identificando como Alexandre, que alegava ser o pai da mulher em questão. Alexandre afirmou que a filha era menor de idade e que Marcus havia cometido um crime, ameaçando processá-lo e destruir seu patrimônio. O extorsor exigiu dinheiro para evitar as consequências legais, levando Marcus ao desespero e resultando em transferências significativas para a conta indicada por Alexandre, em nome de Larissa Tavares Barbosa.
O dinheiro, supostamente, deveria remediar os alegados danos, como a quebra do computador e celular de Larissa em um ato de fúria. No entanto, a chantagem não parou por aí. O homem que negociava o recebimento dos valores continuou exigindo mais dinheiro, levando Marcus a vender um lote no Brasil.
Mesmo após Marcus afirmar ter esgotado seus recursos, incluindo a venda de sua propriedade, Alexandre persistiu nas ameaças, alegando o falecimento da filha e ameaçando acionar as autoridades, elevando o pesadelo a um novo nível. Desesperado, Marcus buscou a ajuda do repórter investigativo Thathyanno Desa, dos EUA.
Desmascarando o Golpe: Repórter Investigativo Revela a Verdade por Trás da Extorsão
Thathyanno Desa, conhecido por desmascarar golpistas que prejudicam a comunidade brasileira globalmente, iniciou uma investigação com base nas experiências e nas evidências fornecidas por Marcus. O repórter conseguiu localizar contatos pessoais e profissionais, incluindo as redes sociais de Larissa, da cidade de Bento Gonçalves, no Estado do Rio Grande do Sul.
Ao confrontar Larissa por meio de mensagens no WhatsApp e apresentar evidências das transferências feitas em seu nome, ela afirmou não conhecer Alexandre pessoalmente e que só interagia com ele pelas redes sociais. Larissa admitiu ter recebido ajuda financeira dele algumas vezes, negando conhecer a origem do dinheiro. Ela relatou que, após receber a quantia de Marcus, Alexandre pediu que um homem fosse até sua residência, forçando a exclusão de todas as provas.
Outro participante na situação, chamado Diego, juntamente com sua esposa Viviane, residentes em Las Vegas, nos EUA, receberam de Marcus a quantia de US$ 2.400,00. O repórter investigativo Thathyanno Desa entrou em contato com Diego, que explicou que o dinheiro foi recebido pelo serviço de sua empresa de turismo, contratado por Alexandre. No entanto, o serviço foi cancelado, e Diego, ao invés de devolver os fundos, transferiu o dinheiro para o Brasil, depositando na conta de Larissa.
Desvendando o ‘Golpe de Nudes’: Como Funciona e Como se Proteger
Esse tipo de golpe, conhecido como "golpe de nudes", tornou-se comum no Brasil. O advogado criminalista Fernando Maturi aborda em um vídeo em seu canal do YouTube a dinâmica desse modus operandi dos golpistas. O extorsor cria um perfil falso na internet, geralmente se passando por uma mulher. Identifica uma vítima, envia uma solicitação de amizade e inicia uma conversa. Após algum tempo de interação, o golpista envia fotos e vídeos sensuais para a vítima, que, por se sentir mais confortável, retribui com imagens íntimas. Posteriormente, o golpista se faz passar pelos pais da "mulher" e acusa a vítima de estar conversando com uma criança, chegando até a alegar que a "filha" tem problemas mentais. A vítima é ameaçada de denúncia por pedofilia, com a solicitação de dinheiro para evitar a suposta acusação. Em alguns casos, a chantagem continua usando outros meios, como se passar por um delegado, promotor de justiça ou advogado, afirmando que os pais da criança entraram em contato com a Justiça. A proposta final é resolver tudo mediante transferência de dinheiro, e a vítima, movida pelo medo das ameaças, acaba caindo nesse golpe, enviando dinheiro para evitar as consequências mencionadas.
Se você também foi vítima, ligue no telefone +1 (617) 970-8850
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170