Publicado em 30/11/2023 as 7:00pm
Agentes relatam captura de 21 criminosos sexuais no Setor de Del Rio em menos de dois meses
À medida que a onda de entradas ilegais nos Estados Unidos a partir do México sobrecarrega as...
À medida que a onda de entradas ilegais nos Estados Unidos a partir do México sobrecarrega as forças policiais estaduais e federais, a Proteção de Fronteiras e Alfândegas dos EUA (CBP, na sigla em inglês) foi obrigada a fechar vários pontos de entrada no Texas para tráfego de veículos na segunda-feira. Isso ocorreu após a agência ter redirecionado pessoal para lidar com atividades de entrada ilegal em outras partes do Rio Grande.
Entre os capturados tentando entrar ilegalmente nos Estados Unidos, milhares possuem registros criminais de outros países por delitos semelhantes às leis criminais americanas, incluindo crimes sexuais.
Segundo o agente-chefe interino da CBP, Juan Bernal, o Setor de Del Rio, no Texas, sozinho, capturou 21 criminosos sexuais condenados em menos de dois meses, com crimes que vão desde estupro de uma criança até agressão sexual grave.
O Setor de Del Rio da CBP abrange uma extensão de 245 milhas do Rio Grande, incluindo 47 condados.
"Em menos de dois meses, os agentes do Setor de Del Rio capturaram 21 criminosos sexuais condenados tentando entrar ilegalmente no país. Devido ao trabalho árduo e dedicação de nossos agentes, esses indivíduos perigosos não conseguiram entrar em nosso país", escreveu Bernal.
A CBP compila dados por ano fiscal (FY), que vai de 1º de outubro até o final de 30 de setembro de qualquer ano específico, referentes a encontros com imigrantes ilegais que possuem registros criminais anteriores.
Entre os milhares de encontros criminais, 284 que foram capturados no FY 2023 haviam cometido crimes sexuais. Dezenove foram capturados no FY 2024 até o momento.
O Setor de Del Rio da CBP destacou alguns dos criminosos mais graves capturados ao longo do ano, como um grupo de criminosos sexuais presos em abril, incluindo um que estuprou uma criança com menos de 11 anos de idade. Em janeiro, agentes prenderam outro grupo que incluía dois criminosos sexuais que cometeram seus crimes nos EUA, especificamente nos estados da Flórida e Washington. Ambos haviam sido deportados anteriormente.
Divulgação: Ao contrário de quase todos os outros veículos de mídia, o The Texan não é vinculado a nenhum interesse especial, não solicita nenhum tipo de financiamento estadual ou federal e depende exclusivamente de seus leitores para apoio financeiro.