Publicado em 30/11/2023 as 5:00pm
PF mira esquema de imigração ilegal envolvido em desaparecimento de brasileiro no México
Na terça-feira (28/11), a Polícia Federal do Brasil deflagrou uma operação visando...
Na terça-feira (28/11), a Polícia Federal do Brasil deflagrou uma operação visando desmantelar um esquema de imigração ilegal associado ao desaparecimento de um brasileiro na fronteira entre México e Estados Unidos, ocorrido em 2021. Os mandados foram cumpridos nas cidades de Itambacuri e Governador Valadares.
A vítima do desaparecimento é identificada como Felipe Gomes Crisóstomo, um mineiro natural de Itambacuri, casado e pai de dois filhos. Felipe tinha 30 anos quando tentou atravessar a fronteira com os Estados Unidos via México. Ele desapareceu em 17 de abril de 2021, sua última localização conhecida sendo a cidade mexicana de Tijuana. O brasileiro chegou ao México quatro dias antes de seu desaparecimento, conforme relatos do jornal Estado de Minas.
A operação resultou no cumprimento de três mandados de busca e apreensão em residências de suspeitos ligados ao esquema de imigração ilegal. Como parte das medidas judiciais, R$ 3 milhões foram bloqueados pela Justiça Federal de Teófilo Otoni.
A Polícia Federal esclareceu que o crime de promoção de migração ilegal, objeto da investigação, prevê penas de 2 a 5 anos de prisão, além de multa. Essa penalidade pode ser aumentada de 1/6 a 1/3 se o crime for cometido com violência ou se a vítima for submetida a condição desumana ou degradante, conforme destacado em comunicado oficial.
A ação da Polícia Federal visa não apenas combater o esquema criminoso de imigração ilegal, mas também lança luz sobre o desafio enfrentado por muitos brasileiros que buscam oportunidades nos Estados Unidos, muitas vezes recorrendo a rotas ilegais e perigosas. O desaparecimento de Felipe Gomes Crisóstomo destaca as trágicas consequências associadas a essas tentativas, ressaltando a importância do combate a redes de imigração ilegal para prevenir futuras tragédias.