Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/12/2023 as 12:00pm

Contrabandista é condenado a mais de 11 anos por morte de dois imigrantes no Texas

A organização conduzia grupos de migrantes pelos Estados Unidos, atravessando a fronteira pelo Deserto de Chihuahuan, perto de Van Horn, Texas.


Imagem ilustrativa

No dia 19 de dezembro, um tribunal federal em El Paso condenou o terceiro membro de um grupo acusado em um caso de contrabando humano a 135 meses de prisão por seu papel em uma conspiração que resultou na morte de dois migrantes.

A investigação, conduzida pelo Homeland Security Investigations (HSI) El Paso, com o apoio dos setores U.S. Border Patrol Big Bend, Texas, e Tucson, Arizona, Enforcement and Removal Operations Dallas do U.S. Immigration and Customs Enforcement, Drug Enforcement Administration, Texas Department of Public Safety, Dallas Police Department e Hudspeth Country Sheriff’s Office, revelou os detalhes chocantes do caso.

Guadalupe Quezada, 35 anos, de Mesa, Arizona, e suas co-réus, Veronica Quezada, 39, também de Mesa, e Elizabeth Miranda Lozano, 39, de Dallas, foram ativos em uma conspiração contínua para trazer, transportar e abrigar imigrantes indocumentados nos Estados Unidos de aproximadamente novembro de 2019 até agosto de 2021.

A organização conduzia grupos de migrantes pelos Estados Unidos, atravessando a fronteira pelo Deserto de Chihuahuan, perto de Van Horn, Texas. Guias a pé orientavam os migrantes a caminhar pelo deserto e encontrar-se com motoristas que os transportavam para esconderijos ou áreas de encaminhamento, onde eram posteriormente abrigados por operadores de esconderijos. Durante a conspiração, a organização abandonou migrantes em duas ocasiões, incapazes de acompanhar o grupo, resultando tragicamente em suas mortes sob condições severas.

Guadalupe Quezada recebia os lucros do contrabando humano em grande quantidade, além de instituições financeiras, redirecionando-os para promover o contrabando humano e investir em propriedades imobiliárias. Além da sentença de prisão, ela também perde três propriedades em Phoenix. As co-réus admitiram a culpa em uma acusação de conspiração para trazer estrangeiros para os Estados Unidos, resultando em morte.

Francisco B. Burrola, Agente Especial Encarregado do HSI El Paso, destacou a crueldade dos contrabandistas de pessoas, ressaltando que suas práticas desumanas frequentemente resultam em ferimentos graves ou morte. O HSI continuará a colaborar com parceiros da aplicação da lei para perseguir organizações criminosas transnacionais que colocam vidas em risco para obter lucro pessoal.

Em 13 de dezembro, Veronica Quezada foi condenada a 63 meses de prisão federal por fornecer suporte logístico à conspiração, enquanto Elizabeth Miranda Lozano, condenada a 97 meses de prisão federal, era responsável por transportar e abrigar migrantes em áreas de encaminhamento. Os Procuradores-Assistentes dos EUA, Jose Luis Acosta e Patricia Acosta, conduziram o caso.

Para obter as últimas notícias e informações sobre os esforços do HSI para investigar agressivamente o contrabando humano e o tráfico humano no oeste do Texas e no estado do Novo México, siga-os no X, anteriormente conhecido como Twitter, @HSIElPaso.

O HSI, principal unidade de investigação do Departamento de Segurança Interna dos EUA, continuará a sua missão de combater organizações criminosas transnacionais, garantindo a segurança e proteção das fronteiras e da infraestrutura global. Com uma força de trabalho de mais de 8.700 funcionários, incluindo mais de 6.000 agentes especiais, o HSI está presente em 237 cidades nos Estados Unidos e em 93 locais no exterior em 56 países. A presença internacional do HSI é a maior investigação de aplicação da lei do DHS no exterior e uma das maiores no cenário internacional.



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Timeshttps://radiobraziliantimes.com/

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Top News