Publicado em 29/12/2023 as 3:00pm
Tempo de Festas - Compartilhando Alegria, Esperança e Refeições
Criando uma communidade com familia, amigos e imigrantes recém chegados nos Estados Unidos para combater a fome in Massachusetts.
À medida que as festas de fim de ano se aproximam, meu coração se enche de gratidão pelas tradições familiares que formam um mosaico de amor, alegria e união em nossas vidas. Uma das minhas tradições familiares favoritas é a competiçao anual do melhor peru de Ação de Graças com meu marido! Tradição que exemplifica a importância de fazermos parte de uma comunidade, alegria de compartilhar com o próximo, compaixão, e humor.
Tudo começou quando meu marido e eu decidimos introduzir um pouco de rivalidade amigável em nossas celebrações de Ação de Graças, com cada um preparando um peru e tendo todos convidados votando para o melhor peru entre os dois. Mal sabíamos que a nossa competição de perus evoluiria para uma tradição familiar muito animada e querida por todos. Tendo imigrado do Brasil em 2000, eu nunca tinha celebrado o dia de Ação de Graças até mudar para os Estados Unidos. A maioria dos convidados são imigrantes como eu, e similarmente sem muita esperiencia com este feriado ou um lugar para celebra-lo.
O que comecou com uma celebração um pouco timida com somente poucos amigos se transformou numa tradição anual. Ano após ano, as duas equipes: “marido” e “mulher”, se formam em preparativos para os perus. Os dias que antecedem a competição são repletos de sigilo e expectativas em torno de receitas, ingredientes e estratégias culinárias para aquele ano. Num ano, eu recheei um pato com frango, e o depois recheei o peru com pato e frango - se chama “Turdunken: turkey (peru), duck (pato), e chicken (frango). Em outro ano, tivemos mais de 60 pessoas de 17 nacionalidades lotando nossa casa e falando treze idiomas diferentes!! É comum recebermos convidados que nem meu marido ou eu conhecemos até a hora do jantar de Ação de Graças. Mas não importa, pois no final das contas, todos nós temos em comum: o desejo de comunhão, aceitação e a necessidade de comer!
Este ano, pela décima terceira vez, em meio de muita alegria e diversão, reunimos os nossos utensílios de cozinha, aventais e perus e partimos para a “batalha”, reunindo amigos e familiares de várias partes do mundo. E com um pouco de melancolia, comunico que meu marido foi o vencedor do troféu deste ano. Mas a diferenca foi de um voto - vou chamar uma auditoria para esta eleição!!
No entanto, enquanto aproveito alegremente as tradições e festas nesta época do ano, é impossível ignorar a dura realidade que vejo diariamente no meu trabalho. Atualmente, 1 em cada 4 famílias com crianças em Massachusetts enfrenta insegurança alimentar. As famílias latinas com crianças são ainda mais atingidas, com 1 em cada 3 enfrentando insegurança alimentar. Quase 60% das famílias imigrantes relatam sofrer de insegurança alimentar ou depender de pelo menos uma fonte de ajuda a alimentação ou assistência publica. Esta é uma realidade inaceitável, e a qual me levou a trabalhar no Project Bread, uma organização empenhada em co-criar soluções sustentáveis para aqueles que lutam contra a insegurança alimentar e dedicada a erradicar permanentemente a fome em Massachusetts.
Todos os dias, conecto-me com organizações que trabalham localmente para desenvolver e implementar soluções lideradas pelas comunidades, desde o lançamento de conselhos de política alimentar, ou o desenvolvimento de liderança jovem civicamente ativa, até à oferta de aulas de culinária comunitária e educação nutricional. Sinto-me feliz por poder apoiar trabalhos comunitários como estes com os recursos, conhecimento e trabalho de desenvolvimento de novas políticas públicas de combate a fome do Project Bread. No entanto, ainda há um longo caminho a ser percorrido.
Então, nesta época festiva, não vamos esquecer daqueles os quais estas festas têm uma realidade diferente. Se você conhece alguém enfrentando insegurança alimentar, incentive-o a entrar em contato com a Linha Direta FoodSource do Project Bread pelo telefone 1-800-645-8333 - uma linha direta que conecta indivíduos com recursos alimentares essenciais em Massachusetts em mais de 180 idiomas. Se possível, abra sua casa para compartilhar celebrações com outras pessoas. Crie um evento colaborativo, divertido e inclusivo, incentivando convidados a trazerem um prato favorito para compartilhar com os outros. Dividir a responsabilidade de servir uma refeição de festa, significa mais variedade, menos estresse e despesas para todos!
Eu sou muito grata e reconheco ser um privilégio trabalhar em uma organização dedicada a erradicar a fome em Massachusetts! A fome é um problema sistêmico, mas tem solução. Com generosidade, compaixão e apoio comunitário, um dia teremos todas as famílias em Massachusetts com uma mesa farta de alimentos saudaveis e refeições nutritivas, não apenas nesta época de festas, mas em todos os dias do ano.
Adriana Mendes-Sheldon é Diretora de Parcerias Comunitárias do Project Bread, a única organização estadual liderando a luta contra a fome em Massachusetts.
Sarah Zhitnik
(she/her)
Teak Media + Communication
840 Summer Street 305A
South Boston, MA 02127
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225
DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.
ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.