Publicado em 5/01/2024 as 6:00pm
Vistos para o Brasil passam a ser obrigatórios para turistas dos EUA, Canadá e Austrália
Segundo o comunicado oficial, a data de chegada ao solo brasileiro é o critério determinante para a aplicação da nova exigência.
A partir do próximo dia 10 de janeiro, uma significativa alteração nas políticas de entrada turística no Brasil entrará em vigor, conforme anunciado pelo Ministério do Turismo. Turistas provenientes do Canadá, Austrália e Estados Unidos passarão a ser obrigados a apresentar visto ao entrar no país. Essa medida, inicialmente programada para ser implementada em 1º de outubro de 2023, foi adiada, marcando um novo capítulo nas políticas migratórias brasileiras.
Segundo o comunicado oficial, a data de chegada ao solo brasileiro é o critério determinante para a aplicação da nova exigência. Turistas destes países que chegarem até 9 de janeiro estarão isentos da obrigação de apresentar visto, enquanto aqueles que desembarcarem após essa data terão que cumprir o novo requisito.
Anteriormente, a obrigatoriedade de visto já se aplicava a turistas japoneses, australianos, canadenses e norte-americanos, mas um acordo entre Brasil e Japão estabeleceu a isenção mútua de visto para estadias de curta duração, limitadas a até 90 dias. Contudo, o governo brasileiro decidiu prorrogar essa obrigatoriedade para os turistas dos demais países mencionados.
O adiamento da medida se deu em decorrência de ajustes necessários no processo licitatório para a contratação da empresa responsável por fornecer o serviço de vistos eletrônicos para os três países afetados. O Ministério do Turismo destaca que um novo decreto será divulgado assim que a tramitação for concluída, esclarecendo detalhes sobre os procedimentos e requisitos para obtenção do visto.
Essa mudança nas regras de visto destaca a importância do governo brasileiro em fortalecer os controles de entrada e garantir a segurança do país. Ao mesmo tempo, suscita debates sobre o equilíbrio entre a facilitação do turismo e a necessidade de proteger as fronteiras nacionais. Como sempre, essas decisões têm implicações diretas nas relações diplomáticas e no fluxo turístico internacional, exigindo uma abordagem cautelosa e estratégica por parte das autoridades brasileiras.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225
DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.
ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.