Publicado em 12/01/2024 as 11:00am
Administração Healey-Driscoll avança na equidade de mensalidades no ensino superior
O governo Healey-Driscoll de Massachusetts deu hoje um passo crucial em direção à...
O governo Healey-Driscoll de Massachusetts deu hoje um passo crucial em direção à democratização do acesso ao ensino superior com a introdução do Formulário de Auxílio Financeiro Estadual de Massachusetts (MASFA). Este formulário, disponível em mass.edu/MASFA, permite que estudantes universitários indocumentados solicitem auxílio financeiro estadual pela primeira vez, removendo barreiras associadas ao status de imigração.
O MASFA, um formulário alternativo ao FAFSA, foi lançado após a aprovação, em agosto de 2023, da Lei de Equidade de Mensalidades de Massachusetts. Esta legislação garante a estudantes que concluíram pelo menos três anos do ensino médio em Massachusetts, independentemente do status de imigração, o acesso a mensalidades estaduais e elegibilidade para auxílio financeiro.
Os estudantes já começaram a receber mensalidades no estado desde o outono de 2023. O MASFA recém-lançado amplia as oportunidades de auxílio financeiro com base em necessidades, sendo aplicável ao ano acadêmico de 2023-2024. Estudantes que começarão a faculdade na primavera de 2024 ou estavam matriculados no semestre de outono de 2023 e podem se qualificar para auxílio financeiro são encorajados a se inscrever até 1º de maio, com prazo final em 30 de junho de 2024.
A elegibilidade para auxílio financeiro com base na "Conclusão do Ensino Médio" segue critérios existentes para cada programa de auxílio financeiro. O governador Healey enfatiza que "o acesso ao ensino superior de qualidade deveria estar disponível para todos os graduados do ensino médio de Massachusetts", agradecendo à Legislatura por aprovar essa iniciativa histórica.
A vice-governadora Driscoll destaca que "o MASFA abrirá portas para auxílio financeiro com base em necessidades para estudantes que desejam frequentar qualquer faculdade ou universidade em Massachusetts". O Secretário de Educação, Patrick Tutwiler, destaca o compromisso do governo em aumentar a mobilidade socioeconômica, enquanto o Comissário de Educação Superior, Noe Ortega, considera o MASFA uma ferramenta-chave para o acesso equitativo.
Os líderes legislativos expressam apoio, reconhecendo que a equidade de mensalidades é fundamental para dar a todos os alunos do ensino médio de Massachusetts a mesma capacidade de buscar o ensino superior. A senadora Liz Miranda destaca a oportunidade que "moldará uma geração", permitindo que milhares alcancem seus sonhos, enquanto os representantes das instituições de ensino comemoram a acessibilidade expandida.
O presidente da UMass, Marty Meehan, considera o MASFA um passo crucial para derrubar barreiras financeiras, tornando a faculdade mais acessível. A Coalizão MIRA agradece à Administração por sua iniciativa inclusiva. Preencher o MASFA não compromete os estudantes, mas é o primeiro passo para buscar a assistência financeira. A elegibilidade inclui admissão em uma instituição de ensino superior em Massachusetts, três anos acadêmicos em uma escola secundária no estado, graduação no ensino médio ou equivalente, e, se não cidadão ou residente permanente, a busca pela cidadania. Uma versão atualizada do MASFA estará disponível no final do inverno/primavera para o ano acadêmico de 2024-2025.
O MASFA garante que os estudantes possam aproveitar os investimentos significativos do governo Healey-Driscoll na educação superior, incluindo o MassReconnect e a Expansão do MASSGrant Plus.
Fonte: Da redação