Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/01/2024 as 4:00pm

Estudante brasileira faz campanha para arrecadar livros em português para biblioteca nos EUA

Esta é a história de Catarina, uma estudante adolescente de 14 anos que adora ler. Carioca,...

Esta é a história de Catarina, uma estudante adolescente de 14 anos que adora ler. Carioca, veio para os Estados Unidos com 7 anos de idade. Estuda o oitavo ano do ensino médio, e aprendeu a ler e a falar inglês com muita facilidade, mas ainda preserva o idioma materno que é o português. Depois de ler todos os livros que tinha em sua casa, Catarina começou a buscar novos livros para ler, mas para a sua tristeza, na cidade onde vive, quase não os encontrou. Por isso, ela fez uma campanha na escola onde estuda e na biblioteca pública da cidade de Walpole, em Massachusetts.

“A campanha de arrecadar livros brasileiros para a biblioteca surgiu no final de 2021 com a minha dificuldade de achar livros em português na minha cidade. Os livros que eu tinha eram muito infantis. E estava precisando ler mais em português para não perder o idioma. Eu conversei com o diretor da minha escola, fiz um panfleto e ele deixou uma caixa para arrecadar livros na escola. Além disso, deixei o panfleto na biblioteca da minha cidade, entregamos em alguns estabelecimentos comerciais e demos para os amigos. Por causa dessa campanha, o diretor da minha escola me indicou para reconhecimento no Conselho Escolar da Cidade, em março de 2022”.

A incansável leitora percebeu que a campanha não estava atendendo às suas expectativas, por isso entrou em contato com o Consulado Geral do Brasil, em Boston. Com o apoio do consulado e das escritoras brasileiras Márcia Rocha e Isabelle Valladares, em um evento do Consulado ela arrecadou pelo menos 70 livros. Catarina quer compartilhar os livros com todas as pessoas interessadas na literatura em português, principalmente os filhos de brasileiros que vivem nos Estados Unidos. Ela acha importante preservar o idioma materno e defende essa ideia por meio da importância da leitura. Seu gênero literário preferido é a aventura.

“Eu gosto de ler livros que contam diferentes perspectivas e o modo de vida das pessoas. Um livro que eu recomendo é Tom Sawyer do autor Mark Twain. Eu recomendo esse livro porque adoro aventuras, e esse livro é um clássico de aventuras”. 

Catarina concedeu entrevista ao jornal Brazilian Times e em suas palavras finais ela incentiva as pessoas à leitura e a frequentarem a biblioteca: “Não tenham medo de ir à biblioteca, usem o espaço, os livros são nossos amigos e é muito bom ter um espaço para leitura. Doem livros, sempre tem alguém querendo ler uma nova aventura”.

Essa história não termina por aqui! Você também pode fazer parte dela para que tenha um final feliz. A campanha continua e você pode fazer a sua doação na biblioteca de Walpole ou é só entrar em contato com a Catarina, que ela com o apoio dos pais vai até o local para coletar as doações.

Contatos:

Você pode levar à Biblioteca Pública de Walpole: 143 school St. Walpole 02081 ou entre em contato pelo número (781) 708-1696

Fonte: Eliana Marcolino

Top News