Publicado em 12/01/2024 as 10:00pm
Prefeitura de Somerville prepara loteria para sortear moradias acessíveis
Em parceria com a Divisão de Habitação do Escritório de Planejamento e Desenvolvimento...
Em parceria com a Divisão de Habitação do Escritório de Planejamento e Desenvolvimento Comunitário e com a Union 346 Phase II, a prefeitura de Somerville anunciou nova loteria de aluguel acessível na cidade. Ao todo, serão sorteadas 11 unidades para moradia por meio do Programa de Habitação Inclusiva, com algumas delas voltadas para abranger famílias com uma renda bruta anual igual ou inferior a 50% do correspondente à renda média da área (AMI, sigla em inglês); outras famílias com renda entre 51% e 80% da AMI; ou ainda um terceiro grupo que fique entre 81% e 110% da AMI, totalizando três faixas de renda distintas (confira mais detalhes no quadro abaixo).
De acordo com o site SEB Housing, os serviços públicos das unidades serão eletricamente abastecidos, devendo os inquilinos sorteados arcarem com todas as despesas inerentes ao consumo, inclusive água e esgoto. Apesar de o local não contar com muitas vagas de estacionamento, já que serão disponibilizadas 3 vagas para 3 domicílios com base na necessidade demonstrada, estão previstas vagas que serão disponibilizadas com pagamento de taxa com 50% de desconto, totalizando $100 por mês. Essas vagas, entretanto, serão limitadas, devendo os inquilinos que tiverem carros providenciar seu estacionamento na rua.
A iniciativa claramente visa a arrefecer a disparada dos preços habitacionais em Boston e cidades vizinhas, já que a especulação imobiliária na região não para de crescer. Inclusive, em pesquisa recentemente divulgada no site Boston.com, afirma-se que a capital de Massachusetts já é considerada uma das piores quanto à acessibilidade habitacional para solteiros, que precisam despender até 37.47% da renda bruta na hora de alugar um simples apartamento estilo studio. Questionada pela equipe do BT sobre uma possível reversão desse quadro, Mary Demelo, brasileira que desde julho de 2022 trabalha como especialista em Engajamento Comunitário do Somerviva (Escritório de Assuntos de Imigrantes em Somerville), afirmou que esforços como o do Programa de Habitação Inclusiva são pensados exatamente como uma resposta à situação. “Toda a Cidade de Somerville, incluindo a Prefeita Katjana Ballantyne e os vereadores, tem se empenhado bastante para implementar uma lei de estabilização dos aluguéis em Somerville.”
Quem se encaixar no perfil, pode fazer sua inscrição via online até o dia 8 de fevereiro, com horário de encerramento marcado para as 2pm. Para participar, basta acessar http://www.jotform.com/SEBHousing/Union346PhaseII. Mary ressalta que todos podem ter acesso à inscrição, inclusive indocumentados.
A especialista, que estará presente na redação do BT para entrevista exclusiva com transmissão em nossas redes sociais no dia 17 de janeiro, às 3pm, também reforça que dúvidas devem ser direcionadas ao SEB.
Por conseguinte, com o intuito de sanar quaisquer questionamentos, a organização também agendou uma Sessão Informativa para o dia 17 de janeiro, às 6pm, via Zoom. Os interessados podem participar acessando zoom.com/join ou ligando para o número (646) 558-8656, digitando o ID da reunião (818 9317 7595), senha 088159. Também é possível participar via teleconferência, pelo número (646) 558-8656, digitando o código de acesso 81893177595#.
Fonte: SEBHousing
Anna Tygrezza Rodrigues
Fonte: Por meio do Programa de Habitação Inclusiva, serão sorteadas 11 unidades