Publicado em 22/01/2024 as 12:00pm
ICE critica tribunal que liberou imigrante indocumentado que estuprou pessoa com deficiência física em Dorchester (MA)
Um juiz em Massachusetts liberou um imigrante indocumentado acusado do horrível estupro de uma...
Um juiz em Massachusetts liberou um imigrante indocumentado acusado do horrível estupro de uma vítima com deficiência física, em vez de cumprir um mandado de detenção do Departamento de Imigração (ICE, sigla em inglês). A história está se tornando parte da campanha presidencial no estado vizinho de New Hampshire.
"O escritório de Operações de Execução e Remoção (ERRO, sigla em inglês) de Boston deteve um haitiano em 9 de janeiro, que foi recentemente preso pela polícia local sob acusações de estupro e agressão sexual a uma pessoa com deficiência física em Dorchester", relatou o ICE em um comunicado na quinta-feira, dia 18. "O ERRO/Boston emitiu um mandado de detenção de imigração contra esta pessoa, mas o Tribunal Distrital de Dorchester optou por não honrá-lo e o libertou da prisão", acrescentou.
Em comunicado, o Diretor do Escritório de Campo da ERO e, Boston, Todd M. Lyons, afirmou: "De maneira perturbadora e apesar de apresentarmos um mandado de detenção de imigração, esse indivíduo foi liberado pelo tribunal criminal para responder ao julgamento em liberdade".
O imigrante, identificado como Pierre Lucard Emile, de 31 anos, que foi detido pelo ICE pouco tempo depois de sua libertação permanecerá sob custódia federal até que suas acusações locais de estupro sejam julgadas, momento em que o ICE buscará deportá-lo.
New Hampshire não é estranho às questões de imigração ilegal e crimes. No mesmo dia em que o ICE estava devolvendo Emile à custódia, a Procuradora dos EUA no estado, Jane E. Young, anunciou uma confissão de culpa no caso de um contrabandista de pessoas "detido em Pittsburg enquanto transportava em um Honda SUV nove imigrantes indocumentados".
Em agosto, Antônio José de Abreu Vidal Filho, condenado por 11 assassinatos no Brasil e sentenciado a quase 276 anos de prisão, foi preso em Rye, após viver ilegalmente no Granite State por anos.
No caso de Emile, o ICE relata que ele foi preso em setembro de 2023 pela polícia de Boston sob acusações de estupro e agressão sexual a uma pessoa com deficiência. "Após sua prisão, o ERRO/Boston apresentou um mandado de detenção de imigração ao Tribunal Distrital de Dorchester buscando sua custódia. O tribunal não honrou o mandado e o não cidadão foi libertado da prisão”.
Pesquisas mostram que o caos atual na fronteira dos Estados Unidos é uma das principais preocupações dos eleitores republicanos nas primárias em New Hampshire. Os três principais candidatos presidenciais do GOP - Ron DeSantis, Nikki Haley e Donald Trump - fizeram da segurança na fronteira um ponto central de suas campanhas.
A campanha de Trump reagiu rapidamente à história de Massachusetts. "A política de fronteira aberta do desonesto Joe Biden permitiu que um indocumentado invadisse nosso país, estuprasse uma pessoa com deficiência e fosse liberado - e Nikki Haley não acha que deveríamos chamar esse criminoso de criminoso”.
Trump afirmou que imigrantes indocumentados são criminosos e garantiu que é o único candidato que os deportará, concluirá o muro, garantirá a fronteira e protegerá os cidadãos norte-americanos, de acordo com a porta-voz do bilionário, Karoline Leavitt.
Como presidente, Joe Biden reverteu várias políticas importantes na fronteira, e múltiplos recordes mensais de imigração ilegal foram estabelecidos desde que assumiu o cargo. Um relatório divulgado pelo Comitê Judiciário da Câmara na quinta-feira constatou que "Desde 20 de janeiro de 2021, a administração Biden liberou nos Estados Unidos mais de 3,3 milhões de estrangeiros ilegais." Isso é o dobro da população de New Hampshire.
Quanto ao ataque da campanha de Trump a Haley, eles a acusaram de ser condescendente com a segurança na fronteira por semanas.
Haley revidou, observando que Trump prometeu construir um muro na fronteira, mas falhou em fazê-lo. Ela também afirma que quando era governadora da Carolina do Sul, o estado aprovou "a lei de imigração ilegal mais rigorosa do país."
Questionada sobre o suposto estuprador libertado em Boston, Haley disse: "Como presidente, minha prioridade número um será manter os americanos seguros. Precisamos resolver a crise na fronteira. Isso começa por retirar o financiamento das cidades santuário, implementar o E-Verify, encerrar a prática de 'capturar e liberar' e colocar mais agentes da patrulha de fronteira e do ICE no terreno".
Enquanto isso, pesquisas mostram que os americanos confiam muito mais nos republicanos do que nos democratas para garantir a fronteira. E são principalmente os estados governados por democratas (como Massachusetts) e cidades (como Boston) onde políticas de "santuário", como a recusa em honrar um mandado de detenção do ICE, são praticadas.
Fonte: Da redação