Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 2/02/2024 as 11:00am

Mineira assume cargo importante na Prefeitura de Framingham (MA)

Patrícia Costa nasceu e se formou na capital mineira, em Belo Horizonte, e vive nos Estados Unidos há sete anos, sendo formada em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, e mestre em Geografia, com pesquisas na área de planejamento regional urbano.


Patrícia Costa nasceu e se formou na capital mineira, em Belo Horizonte, e vive nos EUA há sete anos[1]

Patrícia Costa faz parte de um seleto grupo de brasileiros que assumem importantes cargos públicos no estado de Massachusetts, na cidade de Framingham, uma das cidades com maior número de brasileiros no estado. Atua como Especialista em Desenvolvimento Econômico, junto à Divisão de Planejamento e Desenvolvimento Comunitário na prefeitura de Framingham, desde Outubro de 2023.

Patrícia Costa nasceu e se formou na capital mineira, em Belo Horizonte, e vive nos Estados Unidos há sete anos, sendo formada em Economia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC Minas, e mestre em Geografia, com pesquisas na área de planejamento regional urbano. Iniciou pesquisa de doutorado em demografia na UFMG, e mais tarde transferiu-se para a PUC Minas, na área de geografia da população, com pesquisa voltada para migrações internacionais. Patrícia veio para os EUA como pesquisadora visitante da Universidade de Massachusetts em Boston, onde cumpriu os créditos, restando defender a sua tese. A funcionária pública explica em que consiste a sua função na prefeitura:

“Meu trabalho envolve diversos aspectos de desenvolvimento econômico e planejamento urbano. É um cargo que consegue englobar tudo que já fiz de uma formação acadêmica eclética, que envolve economia, geografia urbana, demografia e geografia da população. Trata-se de um trabalho que reúne perfeitamente todos esses setores. Lido com a questão de moradia, com a responsabilidade de planejar os espaços urbanos e incluir moradias mais acessíveis para a população. Este aspecto da moradia representa hoje em dia um gargalo muito importante no estado de Massachusetts. Lido ainda com estudos econômicos que permitem que a cidade possa adequadamente planejar o desenvolvimento econômico, o que inclui a coleta e análise de dados e a preparação de planos de desenvolvimento. Dentre os projetos que estou realizando agora, está a atualização do plano de moradia da cidade de Framingham. Também lido com a  questão do remanejamento das atividades econômicas no espaço urbano, como por exemplo, a mudança de atividades importantes para outros locais dentro da cidade, a redefinição do zoneamento, ou seja, qual parte da cidade vai acomodar qual tipo de atividade, e no topo disso tudo também  lido com as questões relativas ao financiamento de projetos de desenvolvimento econômico. Muitos projetos envolvem recursos federais, então é necessário verificar se eles atendem aos requisitos das agências, para que possamos preparar uma aplicação solicitando os recursos que permitam o remanejamento das atividades no espaço urbano”.

Antes de assumir o cargo atual, a especialista atuou em outras funções, tanto administrativas quanto acadêmicas, incluindo empresas de limpeza e construção, bem como pesquisa e ensino de inglês para adultos, o que a capacitou a compreender a realidade da população imigrante residente no estado.

Patrícia ressalta a importância de a comunidade imigrante participar ativamente das decisões tomadas em âmbito municipal, nas suas towns e cities, e considera fundamental que os imigrantes sejam ativos nas audiências públicas, que tenham conhecimento do que ocorre na cidade e interajam com a administração pública, já que algumas decisões afetam diretamente a população imigrante. Demandas específicas da população imigrante muitas vezes não chegam adequadamente à gestão pública por um distanciamento entre as duas partes. Por isso é necessário que cada imigrante participe de forma ativa, independentemente de seu status migratório, pois isso não somente é possível, como também seguro e desejável.

Patrícia explica que Framingham é uma cidade caracterizada por grande diversidade cultural. Segundo ela, de acordo com o US Census Bureau, cerca de 44% da população da cidade utiliza um idioma diferente do inglês em casa. “Se considerarmos, no entanto, apenas a parte sul da cidade, este percentual chega a quase 54%. E embora Framingham abrigue imigrantes de diversas nacionalidades, sabemos que grande parte deste percentual se refere à comunidade brasileira e ao uso do português. Embora os dados oficiais estimem em torno de 8 mil brasileiros vivendo em Framingham, acredita-se que este número seja maior. Além disso, precisamos considerar que muitos dos filhos de imigrantes brasileiros, embora possam ter nascido nos Estados Unidos, fazem parte desta grande comunidade brasileira em Framingham, praticando nosso idioma e nossa cultura.  Desse modo, o impacto da nossa comunidade na cidade mostra-se bem maior que os dados da população brasileira meramente computada no censo. Outro aspecto importante é que a população brasileira concentra-se geograficamente na parte sul da cidade, o que torna a presença de nossa comunidade mais visível para todos que aqui chegam”.

Na cidade de Framingham, em especial, a comunidade brasileira vem desempenhando um papel primordial, desde que duas empresas importantes, a General Motors e a Dennison, deixaram a cidade, por volta dos anos de 1990. “Como resultado, a região sul de Framingham perdeu parte de seu dinamismo, e coube aos imigrantes, sobretudo brasileiros, manter ativa a economia, com seus negócios de pequeno porte. Hoje em dia, o foco da administração do Prefeito Charlie Sisitsky, no que se refere ao planejamento urbano, tem sido investir na vitalidade da economia e na disponibilidade de moradias na parte sul da cidade, preservando a diversidade cultural.  Como componente da equipe da prefeitura, me considero honrada por fazer diretamente parte de todos estes projetos”.



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Timeshttps://radiobraziliantimes.com/

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170

Fonte: Eliana Marcolino

Top News