Publicado em 5/02/2024 as 7:00pm
Coluna Saúde da Mulher
www.plataformadigitalfeminina.com Protegendo o Coração Feminino Nos Estados Unidos, o mês...
www.plataformadigitalfeminina.com
Protegendo o Coração Feminino
Nos Estados Unidos, o mês de fevereiro é dedicado à prevenção às doenças cardíacas que lidera em número de mortes entre as mulheres. Como proteger o coração e quais são os cuidados que podem fortalecer o músculo tão importante?
A mulher é movida pelo coração e por muitos motivos, como os cuidados com a família, filhos e até mesmo os amigos, esse músculo essencial para a saúde de qualquer pessoa bate mais forte e mais rápido todos os dias. Se vivemos para amar e cuidar, não podemos negligenciar a saúde em prol de uma vida agitada e repleta de compromissos. Entre as mulheres, as doenças cardiovasculares matam 1 em cada 3 de nós por ano. Esse dado por si só já seria o suficiente para alarmar qualquer um, sem contar as mulheres que não sabem que estão sofrendo alto risco de morte. Doenças cardíacas muitas das vezes pegam pessoas surpresas, mas na grande maioria envia aviso.
Somente nos Estados Unidos, cerca de 400 mil mulheres morrem por ano por doenças cardíacas. Esse número atinge principalmente mulheres acima dos 40 anos e após a menopausa. Isso significa que a cada minuto, 1 mulher morre por consequência de problemas relacionados ao coração.
A relação entre menopausa e doenças cardíacas
A menopausa é uma fase natural de toda mulher. Não tem como escapar, basta estar viva e saudável para experimentar esse período que marca o encerramento de um ciclo. A menopausa, que geralmente ocorre entre a faixa etária entre 45 e 55 cinco anos, determina o término do período reprodutivo, onde o organismo da mulher para de produzir o estrogênio, hormônio feminino que sofre uma perda gradativa ao longo dos anos. Mulheres que estão utilizando certos tipos de medicamentos ou são submetidas a cirurgia de retirada do ovário, órgão reprodutor responsável por produzir tanto os óvulos, necessários para a fecundação gestacional quanto o estrogênio, sofrem a perda desse hormônio de forma repentina.
A menopausa representa o fim de uma etapa da vida mas também o início de novos desafios. Muitas mulheres que estão enfrentando a menopausa reclamam de vários sintomas físicos e até emocionais como: mudança no ciclo menstrual, quando a frequência ou o fluxo se difere do habitual, sudorese noturna, ondas de calor, ressecamento vaginal, mudança de humor, entre outros.
A diminuição do estrogênio implica no aumento do risco de doenças cardiovasculares que somado a outros fatores podem ser extremamente prejudiciais à saúde da mulher. Por isso a importância de manter todos os cuidados necessários para garantir melhor qualidade de vida.
Os principais inimigos do coração feminino
Acima você pode entender melhor qual a relação entre a menopausa e doenças cardíacas, porém existem outros fatores que você deve estar atenta se deseja proteger o coração contra os inimigos. Um deles é o LDL, conhecido como colesterol ruim, encontrado nos alimentos ricos em gordura saturada. Outro inimigo do coração é o entupimento das veias responsáveis por transportar o sangue para todo o organismo, incluindo o coração. Mais uma vez o excesso de gordura saturada aumenta o risco de bloqueio dos vasos sanguíneos aumentando assim o risco tanto de infarto do miocárdio quanto de derrame cerebral.
Como reduzir os riscos e proteger o coração
A ciência então afirma que tanto fatores genéticos quanto estilo de vida são responsáveis por tantas vítimas. Mas em caso de não haver histórico familiar de doenças cardiovasculares, basicamente a prevenção é a chave para poupar o coração do pior. A morte por complicações cardíacas não é o único risco à mulher, mas também a perda da qualidade de vida e até a incapacidade de exercer as funções normais. Quem convive com alguma espécie de doença no coração sabe bem o que é não poder praticar tarefas do dia a dia como gostaria. Mulheres que estão no mercado de trabalho, seja como faxineira, na construção, restaurante ou até as que necessitam subir e descer as escadas para chegar até ao escritório onde trabalha usam do esforço físico de uma forma ou de outra.
Mas quando não existe disposição para cumprir com tarefas simples ou falta o ar na hora de se abaixar até para pegar algo no chão, se a respiração e os batimentos cardíacos mudam sem um motivo aparente, de forma persistente, é melhor procurar o médico para tirar qualquer dúvida. Não são somente os fatores físicos que levam à morte por doenças cardíacas e por isso é essencial estar atento aos sinais que o corpo da. Somente o médico pode identificar os fatores de riscos e analisar os cuidados que possam garantir a proteção contra as doenças cardiovasculares. Deve-se estar atenta também ao estresse que leva a sobrecarga emocional que pode provocar doenças crônicas, incluindo o aumento do peso e ansiedade.
Então agora coloque em prática as dicas abaixo, sempre tomando cuidado para não faltar a todas as consultas de rotina e procure seu clínico geral sempre que tiver qualquer dúvida.
Dicas que salvam vidas:
- Não fumar - Não é possível que em 2024 você continue carregando os mesmos inimigos do passado. Apesar de muito desafiador, parar de fumar pode reduzir incrivelmente os riscos e melhorar a qualidade tanto da pele, quanto dos órgãos vitais, além de reduzir o risco de câncer.
- Perca peso - Outro desafio importante para a maioria das mulheres, mas que está diretamente ligado ao infarto do miocárdio, diabetes e outras doenças. Procure ajuda de um nutricionista, clínico geral e um especialista licenciado em saúde mental.
- Mude a alimentação - A famosa desculpa da falta de tempo pode custar a sua vida. Você tem tempo para os outros então arrume tempo para cuidar da sua alimentação. É uma questão de educação e decisão. É sobre o que você faz com o que você sabe e tem acesso.
- Movimente-se - Exercícios, exercícios, exercícios - seja caminhada, dança ou levantamento de peso, não tem como ficar parada. Claro que antes de iniciar qualquer atividade física você deve consultar o médico, o seu médico e não suas amigas.
- Medite - A meditação é cientificamente comprovada como uma excelente ferramenta de combate às doenças mentais assim podendo assim até beneficiar o corpo como um todo. Procure separar um tempo do seu dia para meditar e fazer exercícios de respiração.
Para concluir, proteja o seu coração esse órgão tão vital principalmente para nós mulheres.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170
Fonte: Lídia Ferreira