Publicado em 15/02/2024 as 8:00am
Defensores acusam ICE de negligenciar detentos durante aumento de casos de COVID-19 em janeiro
Agentes do Immigration and Customs Enforcement (ICE) e funcionários da empresa prisional...
Agentes do Immigration and Customs Enforcement (ICE) e funcionários da empresa prisional privada GEO Group estão enfrentando acusações de negligência em relação aos detentos no último mês, apesar de relatos individuais de sintomas de coronavírus e um aumento nos casos em todo o condado.
Em um comunicado divulgado pela California Collaborative for Immigrant Justice na semana passada, defensores dos direitos civis relataram que funcionários do Centro de Processamento do ICE de Mesa Verde em Bakersfield e do Anexo Golden State em McFarland "falharam em implementar medidas básicas para prevenir a disseminação da COVID-19" e testaram apenas uma pessoa para COVID-19.
Os casos de COVID-19 em Kern aumentaram significativamente em dezembro, em comparação com os números de novembro, de acordo com o painel fornecido pelos Serviços de Saúde Pública do Condado de Kern.
"No GSA, a única razão pela qual uma pessoa foi testada para COVID e revelou ser positiva para COVID foi que estavam sendo deportadas e o teste faz parte do protocolo de deportação", dizia o comunicado. "Mesmo após essa revelação, outras pessoas doentes na instalação não foram testadas."
Alex Mensing, porta-voz do grupo de justiça dos imigrantes, confirmou na sexta-feira que os detentos observaram outras pessoas doentes dentro do centro de detenção que não foram testadas ou tratadas.
"Sabemos disso por meio de comunicação direta com a instalação, porque um dormitório foi colocado em quarentena e não pôde se encontrar com nossa clínica jurídica na primeira semana de janeiro, bem como por meio de outros provedores de serviços legais cujos clientes tiveram audiências judiciais adiadas e por meio de conversas com indivíduos detidos", escreveu Mensing. "Também (sabemos) por meio de outras organizações de serviços legais que houve múltiplos casos confirmados de COVID-19 em Mesa Verde."
Além disso, os defensores argumentam que há falta de infraestrutura médica para combater a coccidioidomicose, também conhecida como febre do vale.
Isso ocorre meses depois que 30 detentos assinaram uma carta detalhando "condições perigosas" em meio a um surto contínuo de COVID-19 no Anexo Golden State, que atestaram serem o resultado direto da negligência pela empresa privada que administra o centro de detenção.
"A maneira como eles lidaram com esse surto é louca", disse Guillermo Silva, de 39 anos, que foi detido no Anexo Golden State até o final de janeiro. "Algumas semanas atrás, um membro da equipe da GEO entrou em nosso dormitório claramente doente e tossindo sem cobrir a boca. Naquela época, alguém no GSA testou positivo para COVID antes de ser deportado. Outras pessoas no meu dormitório estavam doentes e solicitaram serviços médicos, mas não fizeram testes de COVID. Algumas pessoas até pediram para serem testadas, mas a instalação recusou."
O Grupo GEO foi multado anteriormente em mais de US$ 100.000 em dezembro de 2022 por violações "intencionais e graves" da saúde e segurança relacionadas a "doenças transmissíveis por aerossol como COVID-19", após a descoberta de seis violações do código de saúde pela Divisão de Saúde Ocupacional da Califórnia.
Alethea Smock, diretora de comunicações da região noroeste do ICE, se recusou a comentar as alegações, dizendo que elas se relacionam muito de perto com litígios pendentes.
O Projeto Nacional de Prisões da ACLU atualmente tem uma ação coletiva, Jimenez v. ICE, contra a agência pela falta relatada de acesso a antivirais para COVID e Paxlovid no GSA. O processo foi movido na primeira semana de dezembro.
"O Anexo Golden State detém a maioria dos imigrantes detidos no Condado de Kern", disse Eva Bitran, advogada sênior da ACLU SoCal. "A falha dos oficiais do ICE em fornecer medicamentos antivirais necessários cria riscos graves à saúde para as pessoas detidas e para os residentes de Kern em geral."
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170
Fonte: Da redação