Publicado em 20/03/2024 as 10:00am
Missão brasileira nos EUA busca fortalecer acesso ao mercado e investimentos para micro e pequenas empresas
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) organizou uma missão para...
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) organizou uma missão para micro e pequenos empreendedores brasileiros, que esteve nos Estados Unidos nos dias 13 e 14, a convite da Organização dos Estados Americanos (OEA). A principal finalidade foi a participação da diretoria do Sebrae no VIII Diálogo Interamericano com Autoridades de Alto Nível para as MPMEs.
No entanto, a comitiva incluiu também a presença de políticos brasileiros, como os deputados federais Jorge Solla e Jonas Donizete, a deputada Lídice da Mata, além dos senadores Veneziano Vital do Rêgo e Fernando Farias, sem explicação clara sobre sua participação.
Embora a razão para a presença dos políticos não tenha sido esclarecida, o convite proporcionou às micro e pequenas empresas acesso ao mercado dos Estados Unidos e atrair investimentos para os pequenos negócios brasileiros. Esses temas foram discutidos durante uma reunião entre o presidente do Sebrae, Décio Lima, e a diretora de Administração e Finanças da instituição, Margarete Coelho, com a embaixadora do Brasil nos Estados Unidos, Maria Luiza Viotti.
Durante o encontro, também foram abordadas oportunidades relacionadas à transição energética e à economia de baixo carbono, temas que podem parecer distantes do escopo das micro e pequenas empresas. No entanto, ao detalhar o cenário desses negócios no Brasil, com 94% do total de CNPJ e 55% dos empregos formais, o presidente do Sebrae destacou o país como o segundo maior receptor de investimentos internacionais em 2023.
Décio Lima ressaltou a importância da relação econômica entre Brasil e Estados Unidos, especialmente em um momento em que ambos os países estão alinhados na construção de pautas comuns. "Nós, que representamos os pequenos negócios, vamos aprofundar agora a presença importante das micro e pequenas empresas no contexto da economia nas relações bilaterais", afirmou.
A embaixadora Maria Luiza Viotti expressou seu apoio aos empreendedores brasileiros interessados em acessar o mercado norte-americano, destacando esforços para auxiliar startups e empresas brasileiras a captarem investimentos nos EUA. Margarete Coelho mencionou o "mercado da saudade", onde os brasileiros nos EUA comercializam produtos do Brasil, como uma área de interesse para fortalecer a presença dos pequenos negócios brasileiros nos Estados Unidos.
Com o objetivo de oferecer condições para que esses trabalhadores tenham uma vida digna e possam contribuir com suas comunidades, seja no Brasil ou no exterior, o Sebrae busca ampliar o acesso ao mercado internacional e fomentar o empreendedorismo como motor de desenvolvimento econômico.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170
Fonte: Da redação