Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 2/04/2024 as 11:00pm

No estado do Paraná, um brasileiro embarca em uma jornada nos Estados Unidos para trazer sucata de ônibus da marca GMC de volta ao Brasil

Fonte: Da Redação


Após muitos anos marcados por diversas adversidades, Wanderlei Saldanha, conhecido como 'Karnegão', de 54 anos, natural de Maringá, finalmente deu início a um grande sonho: percorrer longas distâncias a bordo de um ônibus considerado uma raridade - o GMC PD-4501 Scenicruiser, fabricado pela General Motors (GM) entre 1954 e 1956. Este veículo de dois andares tornou-se um ícone americano e objeto de desejo para muitas pessoas. Estima-se que apenas um pouco mais de 10 unidades ainda estejam em circulação.

Recentemente, o Podcast CBN Maringá compartilhou a saga de Karnegão em sua tentativa de colocar o ônibus em movimento. Desde a infância, Karnegão ficou fascinado por um presente: uma miniatura desse ônibus, que ele guarda até hoje. Quando adulto, descobriu que o ônibus realmente existia. "Um amigo meu foi para os Estados Unidos e viu o tipo de ônibus que eu tinha guardado. Ele me mandou uma mensagem e disse: 'Sabe aquele ônibus seu? Ele existe, olha aqui, eu vi uma foto e era exatamente igual'", relatou.

A busca pelo ônibus começou após essa descoberta. Karnegão localizou um para comprar em Spences Bridge, uma pequena comunidade no Canadá, a cerca de 300 km de Vancouver. Em 2009, iniciou o processo de aquisição pela internet e dois anos depois foi ao Canadá para finalizar a compra, por um valor de 11 mil dólares. Porém, ao chegar ao local, percebeu que o ônibus precisava de muitos reparos e decidiu deixá-lo lá, retornando ao Brasil.

Em 2019, Karnegão voltou ao Canadá para buscar o veículo, mas enfrentou novos problemas. Peças do ônibus haviam sido removidas, tornando os reparos ainda mais caros, e o tempo do visto não permitiu que ele trouxesse o ônibus.

Em abril de 2023, em sua terceira tentativa, Karnegão partiu com sua esposa, Valéria Saldanha, rumo à América do Norte em uma Kombi. Dirigiram até a Colômbia e depois seguiram de navio até a Flórida. A intenção era vender a Kombi e, com o dinheiro, seguir até o Canadá para realizar os reparos necessários no ônibus e trazê-lo. No entanto, a venda da Kombi não se concretizou, mas o casal seguiu para Spences Bridge mesmo assim. "Viemos para cá com o que tínhamos, eu sou aposentado no Brasil, mas aqui nosso dinheiro não vale muito. Sem a venda da Kombi, tudo se complicou, fica difícil arrumar o ônibus e levá-lo para o Brasil, mas não vamos desistir", afirmou Karnegão.

Na última vez que a história foi relatada, Karnegão expressou preocupação com o fato de o visto canadense do casal estar prestes a vencer e ele não queria deixar o ônibus no Canadá. "Está ficando perigoso deixar o ônibus aqui, meu medo é que ele seja desmontado e não sobre mais nada do veículo. Se conseguirmos consertá-lo e colocá-lo em funcionamento, vamos levá-lo até Los Angeles, Califórnia, e deixá-lo lá por um tempo, pois é mais seguro. Depois, voltamos e levamos o ônibus para o Brasil, será um sonho realizado", disse na época.

Para custear os reparos e trazer o ônibus para o Brasil, Karnegão decidiu rifar uma buzina importada pelo Instagram. Foram vendidos mil números a 20 reais cada. Karnegão explicou ao GMC Online: "Comprei esse ônibus em 2009 e, desde então, já fui quatro vezes ao Canadá tentar consertá-lo. Em 2019, voltei com minha esposa, mas encontramos o ônibus em péssimo estado, com peças faltando. Fizemos a rifa para trazê-lo para Los Angeles, pois meu amigo, que agora é o proprietário, está com câncer terminal. Ele concordou em cuidar do ônibus, mas seus filhos estavam vendendo o terreno onde ele estava, então não tínhamos outra opção senão tirá-lo de lá."

Com a mobilização de pessoas de diversos países, Karnegão conseguiu retirar o ônibus do terreno, realizar os reparos necessários e já percorreu mais de 2 mil quilômetros com o veículo. Atualmente em Maringá para regularizar seus documentos, Karnegão planeja retornar à Califórnia, pegar o ônibus e levá-lo de volta ao Brasil. "Não faz sentido mantê-lo aqui. Quero tê-lo em meu país. Então, minha esposa e eu vamos regularizar os documentos. Acredito que levará cerca de dois meses, e então começaremos a segunda etapa de cruzar as Américas com ele, esse é o plano", revelou. Ele compartilha os detalhes dessa jornada em suas páginas no TikTok e no Instagram.

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Timeshttps://radiobraziliantimes.com/

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170

Top News