Publicado em 7/04/2024 as 7:00am
Conheça a trajetória de Layana de Souza, que saiu da favela brasileira para vencer nos EUA
Fonte: DA REDAÇÃO
Nascida e criada na Rocinha, uma das maiores comunidades do Brasil, Layana de Souza enfrentou desde cedo os desafios comuns a muitos jovens de sua quebrada: oportunidades limitadas e perspectivas restritas. No entanto, ela se recusou a deixar que as circunstâncias determinassem seu destino, encontrando no esporte não apenas uma paixão, mas também uma fonte de energia e motivação para superar barreiras e alcançar seus sonhos.
Aos 12 anos, Layana deu seus primeiros passos no basquete, ingressando em um projeto social local. Sob o incentivo e inspiração de seu técnico, ela mergulhou de cabeça no esporte, trilhando um caminho que a levou dos becos da Rocinha às salas de aula das universidades americanas.
Sua jornada acadêmica teve início na Northwest College, no estado de Wyoming, onde obteve um associate degree em 2012. Essa conquista foi apenas o começo de uma trajetória marcada pela determinação e pelo compromisso com a transformação social.
Atualmente, Layana de Souza é a mente por trás do projeto "Mudando o Placar", uma iniciativa social que foi selecionada pelo programa IOC Young Leaders 2021-2024, do Comitê Olímpico Internacional (COI). Ao lado de outras 24 iniciativas ao redor do mundo, o "Mudando o Placar" destaca-se por promover mudanças positivas em suas comunidades, usando o basquete como ferramenta de transformação.
Para Layana, o esporte não apenas lhe proporcionou oportunidades de estudo internacional, mas também a dotou de habilidades essenciais para a vida, como liderança, trabalho em equipe e comunicação. Hoje, mais de 100 crianças e adolescentes da Rocinha são atendidos pelo projeto, sendo 85% deles estudantes de escolas públicas.
Para a atleta, o "Mudando o Placar" representa mais do que uma iniciativa social; é sua maneira de retribuir e multiplicar as oportunidades que teve. Determinada a ampliar ainda mais seu impacto, Layana concluiu o bacharelado em administração esportiva no Lees-McRae College, na Carolina do Norte, e, em 2019, obteve o mestrado em Gestão de Indústrias Esportivas na prestigiada Universidade de Georgetown, em Washington, desta vez através de uma bolsa do programa Líderes Estudar, da Fundação Estudar.
Seu objetivo é claro: garantir que mais moradores da Rocinha tenham acesso às oportunidades que ela teve, construindo um futuro mais promissor para sua comunidade através do esporte e da educação. Com determinação e paixão, Layana de Souza continua a inspirar e transformar vidas, um arremesso de cada vez.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170