Publicado em 11/04/2024 as 8:00pm
Polícia Federal desencadeia operação contra tráfico internacional de armas dos EUA para o Brasil
Na manhã desta quinta-feira (4), a Polícia Federal lançou a operação “Ficção ou...
Na manhã desta quinta-feira (4), a Polícia Federal lançou a operação “Ficção ou Realidade”, com o objetivo de investigar o tráfico internacional de armas de fogo e acessórios, bem como o comércio clandestino de material bélico a facções criminosas e milícias no Rio de Janeiro.
A ação resultou no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão em três cidades: Rio de Janeiro, Curitiba e Maringá. A investigação teve início a partir de informações da Receita Federal, que revelou que o grupo investigado importava material bélico de forma irregular.
Segundo as autoridades, o grupo contratou uma empresa do ramo de efeitos cinematográficos para armazenar clandestinamente os armamentos. Sob a fachada de lidar com “materiais de efeito não lesivo destinados ao serviço de show pirotécnico”, o objetivo era não levantar suspeitas sobre a atividade criminosa.
Em janeiro deste ano, as autoridades dos Estados Unidos apreenderam uma expressiva quantidade de material bélico em Miami, que estava prestes a ser enviado clandestinamente ao Brasil pela empresa de fachada. Entre os itens apreendidos, destacam-se 261 carregadores de alta capacidade e 88 acessórios de conversão de armas de fogo conhecidos como “Kit Roni”.
Os carregadores são geralmente utilizados por milicianos e traficantes para exercer domínio territorial, comportando até 90 munições de grosso calibre e alto poder destrutivo. Já os acessórios de conversão conferem maior estabilidade e precisão ao armamento, além de transformarem armas semi-automáticas em automáticas ou que disparam rajadas de tiros.
Os investigados serão responsabilizados pelos crimes de tráfico internacional e comércio clandestino de armas de fogo e acessórios, bem como por associação criminosa. Em caso de condenação, poderão enfrentar pena de até 31 anos de reclusão.
A operação contou com o apoio das autoridades americanas e da inteligência do Ministério da Justiça, reforçando o compromisso no combate ao crime organizado e à violência armada, tanto no Brasil quanto no exterior.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170
Fonte: Da redação