Publicado em 15/04/2024 as 12:00pm
Operação "Fictus" da Polícia Federal Desmantela Esquema de Imigração Ilegal para os EUA
Na manhã desta quinta-feira (11), a Polícia Federal lançou a Operação "Fictus", uma...
Na manhã desta quinta-feira (11), a Polícia Federal lançou a Operação "Fictus", uma investida determinada para desarticular um sofisticado esquema de imigração ilegal de brasileiros para os Estados Unidos. O grupo criminoso, segundo as autoridades, era hábil na falsificação de documentos que garantiam a entrada das pessoas no país norte-americano.
As investigações revelam números alarmantes: estima-se que a organização tenha enviado ao exterior pelo menos 115 pessoas, incluindo crianças e adolescentes, em um esquema que gerou lucros superiores a R$ 11,5 milhões. Esse capital, ao invés de ser reinvestido em meios legítimos, foi usado para sustentar um estilo de vida luxuoso por parte dos criminosos por trás da trama.
O golpe, que tinha alcance nacional, teve como epicentro o Vale do Aço, em Minas Gerais. A Operação "Fictus" resultou na execução de oito mandados de busca e apreensão, expedidos pela Subseção Judiciária de Ipatinga (MG), em residências e endereços comerciais dos envolvidos, distribuídos nas cidades de Belo Horizonte (MG), Ipatinga (MG) e Sardoá (MG).
Um dos principais alvos das investigações é reconhecido pelos órgãos de segurança pública como um dos principais responsáveis pela facilitação da migração ilegal na região do Vale do Aço. Na operação, foram confiscados imóveis, veículos de luxo, dispositivos eletrônicos, joias, munição, documentos e quantias consideráveis em espécie, evidências de um esquema bem articulado e financeiramente lucrativo.
Suspeita-se que a organização criminosa tenha se utilizado da falsificação de documentos para forjar relações familiares, facilitando assim a imigração ilegal. O dinheiro proveniente dessa atividade ilícita era investido em estabelecimentos comerciais na cidade de Ipatinga e em bens registrados frequentemente em nome de terceiros, dificultando o rastreamento das transações.
Os envolvidos enfrentarão uma série de acusações graves, incluindo falsificação de documentos, promoção de migração ilegal e associação criminosa. As penas máximas para esses crimes somadas ultrapassam oito anos de reclusão, sinalizando para a gravidade e a complexidade do esquema desmantelado pela Operação "Fictus".
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170
Fonte: Da redação