Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/04/2024 as 1:34pm

BRAZIL CONFERENCE 2024 CELEBRA 10 ANOS EM GRANDE ESTILO

Ivete Sangalo, Jorge Aragão, Regina Casé, Drauzio Varella, Sônia Guajajara, Luciano Huck, Edilene Lobo, João Adibe, KondZilla, Xamã, Edu Lyra, Gilson Rodrigues, Sônia Guimarães, Michael Sandel. Jorge Paulo Lemann. Esses são alguns dos nomes que palestraram na Brazil Conference 2024

BRAZIL CONFERENCE 2024 CELEBRA 10 ANOS EM GRANDE ESTILO A atriz e apresentadora Regina Casé ressaltou a importância da conferência

Estudantes, professores, empresários, artistas, políticos e pesquisadores fizeram o ‘Encontro de Vários Brasis’ nas duas universidades mais prestigiadas do mundo: Harvard e MIT, nos Estados Unidos.

O encontro aconteceu entre os dias 6 e 7 de abril em Cambridge, MA. Para celebrar os dez anos da Brazil Conference, a equipe organizadora caprichou na programação, com um cardápio composto por mais de 90 palestrantes, deixando os participantes com dificuldade de escolher o painel a assistir.

Destacamos alguns depoimentos dados com exclusividade ao jornal Brazilian Times. A atriz e apresentadora Regina Casé ressaltou a importância da conferência: “Este evento é muito importante porque tem vários brasileiros estudando aqui e eu espero que eles voltem para o Brasil, para aplicarem lá tudo que aprenderam aqui. E é para se manterem conectados com o que está acontecendo no Brasil neste momento. E para os estudantes estrangeiros, principalmente os americanos, tomarem conhecimento da nossa realidade”.

O cantor e compositor Jorge Aragão demonstrou sua alegria de fazer parte deste evento: “Esta é a primeira vez na minha vida, aos 75 anos, que fui convidado a ser palestrante. Olha que já passei por tudo, mas essa é a primeira vez. Estou muito feliz”.

De acordo com a Ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, a conferência é um momento muito importante para o povo brasileiro e em especial para os povos indígenas: “É um momento histórico, pois esta conferência recebe uma primeira indígena Ministra de Estado. E, para nós, não importa só a presença, mas trazer os pontos de vista dos povos indígenas. É muito importante que as pessoas conheçam quem são os povos indígenas no Brasil, qual é a realidade deles hoje, por isso é muito válido chegar aqui falando da conferência do clima, da cultura indígena, da agenda ambiental e da agenda da biodiversidade, porque o Ministério dos Povos Indígenas não é somente para o Brasil, nós temos dito que o MPI é global. Porque dos povos indígenas e comunidades tradicionais depende o futuro do planeta”.

Daniel Dias, o maior medalhista paralímpico do Brasil declara: “Foi muito bacana ter participado deste painel e ter deixado uma mensagem de que os nossos sonhos são possíveis, mas, para isso, é preciso abdicar de algumas coisas. Mas, com dedicação, esforço, foco e determinação, a gente realiza grandes coisas”.

Para o filósofo carioca Reginaldo Lima: “A Brazil Conference é uma oportunidade ímpar para a gente à distância poder olhar o nosso país com um outro olhar e perceber que as contribuições dos brasileiros são dadas além-fronteiras também. É muito importante este momento porque ajuda a gente a se entender melhor, a entender o nosso país melhor, além de desfrutar a oportunidade de conhecer outra cultura, principalmente dentro das casas intelectuais mais importantes do mundo, que é Harvard e MIT”.

Como um decorador que precisa se afastar para melhor enxergar o quadro que está colocando na parede. Assim é a Brazil Conference, que propõe se afastar um pouco da realidade do Brasil e trazer para outro ambiente a possibilidade de debater temas relacionados à sociedade brasileira, conforme esclareceu um dos copresidentes da conferência, João Grynberg:

A Brazil Conference está promovendo encontros que não aconteceriam no Brasil. Aqui existe este sentimento onipresente de que todo mundo é brasileiro, de que todo mundo está no mesmo nível, sentado na plateia. Depois a gente troca de lugar, e quem está na plateia vem para o palco. A ideia é essa, para que a gente encontre um espaço que talvez não seria possível no Brasil para debater ideias com mais liberdade, e que essas ideias se transformem em ações. O nosso propósito é gerar encontros transformadores, queremos ter mudanças positivas em nosso país. Queremos ir além da teoria”.

Nessa perspectiva de ir além da teoria, a Brazil Conference realiza diversos programas de impacto social, tais como: HackBrazil, Embaixadores, Pesquisadores Destaque, AI4Good, Servindo o Brasil e Cultura em Ação. Os vencedores, que neste ano somaram 30 pessoas, viajaram a Cambridge para  uma intensa semana imersiva no campus de Harvard e MIT, recebendo mentoria especializada, capacitação exclusiva em liderança e oportunidades de networking.

 A HackBrazil é uma competição de startups, que promove inovação e empreendedorismo no Brasil. É o único programa da conferência que oferece  prêmio em dinheiro de até R$100.000,00. Por isso é uma competição  muito esperada. As startups participantes foram: Trampay, de Jorge Júnior, Tiago Ribeiro e Vitor Quaresma; Marisa.Care, de João Vitor Innecco e Pedro Ledic; Biolinker, de Mona Oliveira, Sandi Ravbar e Phelipe Vitale; Synkar, de Matheus Theodoro, Lucas Assis e André Barros; e a vencedora da Hack Brasil 2024: Beconfident. A startup campeã é uma plataforma de conversação em inglês através do app e WhatsApp, que utiliza inteligência artificial para aprimorar habilidades de fala e de audição. Os fundadores são Robson Silva, Felipe Tiozo, Felipe Silva e Luan Cavallaro.

Robson Silva falou com entusiasmo ao Brazilian Times sobre a sua trajetória e a satisfação com a conquista do prêmio: “Vim da periferia de São Paulo, tive minha vida transformada pela educação e pela tecnologia. É muito legal estar criando uma tecnologia que vai impactar o Brasil. É um sentimento de dever cumprido, também uma oportunidade para fazer a Beconfident alcançar mais pessoas ao redor do Brasil e do mundo. Me sinto bem feliz e motivado. Esse dinheiro da premiação vai para a parte de desenvolvimento do produto”.

A Hack é uma competição de altíssimo nível, portanto todos que chegaram até ela são vencedores. Harvard e MIT são grandes janelas para a visibilidade do mundo, não restam dúvidas de que todos os projetos participantes já são sucesso. 

Outro painel muito esperado é o dos embaixadores, um programa que seleciona dois jovens brasileiros de cada região, totalizando 10 jovens, que compartilham suas histórias inspiradoras e discutem o impacto que promovem em suas comunidades.

A ativista Ilma Paixão lamenta que este ano os jovens embaixadores não tiveram o tempo necessário para apresentarem os seus projetos. O painel ficou comprometido pelo atraso no início, já que a apresentadora Regina Casé se alongou em sua apresentação. “Eu estava lá para ouvir os embaixadores falarem, estava ansiosa para ouvir, por exemplo, o que o advogado indígena tinha a nos dizer, o que não foi possível. Eu realmente lamento”, disse Ilma.

Além desses descompassos, os embaixadores se solidarizaram com duas palestrantes, as quais fizeram um manifesto contra um ato de racismo sofrido na Brazil Conference. Naira Santa Rita e Marta Melo fizeram uma carta relatando o ocorrido. No sábado, 06 de abril, quando assistiam ao painel do apresentador Tiago Leifert, ouviram três brasileiras brancas que ridicularizavam, em inglês, o cabelo delas: “Vejam essas negras, será que tem piolhos nessas tranças e dreads?” O que elas não esperavam é que Naira falasse inglês fluentemente. Naira olhou-as de forma que entendessem que ela havia compreendido as provocações. No mesmo instante, as agressoras retiraram-se do auditório.

Em resposta a esse lamentável episódio, a Brazil Conference emitiu uma nota repudiando o ato racista e escreveu uma carta conjunta com os embaixadores, esclarecendo as medidas legais que foram tomadas. E, para o próximo ano, “a organização da conferência incluirá o compromisso com a promoção da equidade étnico-racial no manifesto da Brazil Conference 2025, fazendo com que esse seja um valor central da conferência”.

A Brazil Conference é um espaço democrático para o debate de ideias, e esse episódio revela o quão importante é discutir temas que ainda estão arraigados em nossa sociedade, como a discriminação racial. Importante ressaltar que os organizadores abriram os olhos para tratar esse grave episódio com muita seriedade.

O melhor do Brasil

O Brazilian Times perguntou a alguns palestrantes o que seria o melhor do Brasil, e a professora Gracyelle Costa respondeu, com largo sorriso, que “o grande dilema do país é que o melhor do Brasil somos nós brasileiros. A grande conquista que nós temos é demonstrar que, mesmo diante das dificuldades, a maior parte de nós está comprometida com o povo brasileiro, é apresentar pessoas como eu, como você para o mundo. Quando nós temos esse leque de oportunidades, vem a chance de mostrar para o mundo que o diferencial do nosso país somos nós!”

O esportista Daniel Dias reitera: “O melhor do Brasil é o brasileiro! Em 2016, nas Paralimpíadas do Rio, nós vimos muitos atletas de outros países filmando a torcida brasileira porque eles nunca viram uma torcida igual à que eles estavam vendo ali.”

Na mesa de debate, o empreendedor Edu Lyra traz, em sua retórica, a potência do povo brasileiro. Em suas empolgantes palavras: “Precisamos aprender a derrubar muros e a construir pontes”. Em tom de humor, ele disse uma grande verdade sobre as favelas: “As favelas são as maiores startups do Brasil, fez o Pelé, o Neymar, a caipirinha, o samba, o carnaval, EduLyra, KondZilla e Renê”.

Tantas coisas foram ditas neste grande evento verde-amarelo, mas escolhemos ficar com a fala do Edu Lyra: “São as ideias que vão transformar as circunstâncias, esta sala está cheia de grandes ideias para mudar o país. Esta sala não pode ser covarde, não pode ficar no muro, esta sala tem que jogar no ataque. Então, vamos que dá!”

Em sua 10ª edição, a Brazil Conference em Harvard e MIT foi organizada pelos copresidentes Eduardo Vasconcellos, Erik Navarro, Joao Grynberg e Marcela Lucchesi. Foi sucesso absoluto!

Auditório da Brazil Conference 2024
BECONFIDENT . startup premiada na Hack Brazil 2024. Foto oficial Brazil Conference
Cantor e compositor Jorge Aragão. Foto oficial da Brazil Conference
Daniel Dias. Esportista paralímpico, palestrante e empreendedor. Foto de Paulo Lopes
Djuena Tikuna interpretou o Hino Nacional Brasileiro em sua língua materna
Gracyelle Costa.Professora UFRJ. Foto Paulo Lopes
Jorge Paulo Lemann e Luciano Huck.Foto Paulo Lopes
Ministra dos povos indígenas. Sõnia Guajajara

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Timeshttps://radiobraziliantimes.com/

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170

Fonte: Eliana Marcolino

Top News