Publicado em 26/04/2024 as 4:00pm
ICE critica autoridades em Massachusetts por liberarem brasileiro acusado de crimes graves
O Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) fez duras críticas às...
O Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês) fez duras críticas às autoridades locais em Massachusetts após a liberação de um brasileiro, preso por crimes graves, de volta à comunidade, ignorando um pedido de detenção sobre o indivíduo.
De acordo com as informações, o ICE deteve o brasileiro de 21 anos, vivendo ilegalmente nos EUA, após sua prisão por crimes envolvendo armas e agressão, conforme anunciado pela agência em um comunicado à imprensa nesta segunda-feira, dia 22.
O ICE havia solicitado a detenção do indivíduo quando ele estava sob custódia do Worcester County House of Corrections, mas autoridades locais optaram por sua liberação sem notificar a agência de imigração.
Todd M. Lyons, diretor do Escritório de Campo da unidade de Aplicação e Remoção de Boston (ERO, sigla em inglês), expressou preocupação com a decisão das autoridades locais. "Quando jurisdições locais ignoram os pedidos de detenção de imigração, aumentam a ameaça para os moradores da comunidade", declarou ele.
O brasileiro foi inicialmente detido pela Patrulha de Fronteira em março de 2019, após cruzar ilegalmente a fronteira perto de Santa Teresa, Novo México, sendo posteriormente liberado após receber aviso para comparecer perante um juiz de imigração.
Ele foi preso novamente em outubro de 2022, em Danbury, Connecticut, por invasão criminosa e violação da paz, antes de ser extraditado para Massachusetts. Lá, enfrentou acusações por agressão com arma perigosa e posse de arma de fogo, entre outras.
Apesar do pedido de detenção do ICE em outubro de 2022, as autoridades locais liberaram o brasileiro em uma data não divulgada, sem notificar a agência. No entanto, agentes conseguiram prendê-lo em 5 de abril, em Worcester, Massachusetts, onde ele permanecerá sob custódia até uma audiência perante um juiz de imigração.
Os pedidos de detenção do ICE são comuns quando suspeitos de serem imigrantes indocumentados são detidos em instalações de detenção estaduais ou locais. No entanto, políticas em algumas cidades santuário e jurisdições proíbem a cooperação com o ICE, levando à liberação de indivíduos potencialmente perigosos de volta à comunidade.
Esta não é a primeira vez que o ICE critica as autoridades do Condado de Worcester por ignorar seus pedidos de detenção. Em abril, a agência divulgou um comunicado semelhante após a liberação de um imigrante ilegal acusado de estupro infantil. A polícia de Worcester não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da imprensa.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170
Fonte: Da redação