Publicado em 26/04/2024 as 11:00am
PIOLHO NAS TRANÇAS: Palestrantes brasileiras dizem que sofreram racismo durante evento em Harvard University
Fonte: Da redação
No dia 13, durante a Brazil Conference na Universidade de Harvard, em Cambridge (Massachusetts), duas palestrantes brasileiras, Naira Santa Rita e Marta Melo, relataram terem sido vítimas de racismo por parte de três brasileiras brancas presentes no auditório. As denúncias foram feitas durante um discurso ao final de um painel sobre impacto social, mediado por Regina Casé, renomada atriz e apresentadora.
De acordo com o relato feito por Naira, as agressoras teriam proferido comentários racistas sobre as tranças e dreads das palestrantes durante uma das sessões do evento. Surpreendidas pela resposta em inglês de Naira, as agressoras se retiraram do local. Naira destacou que, embora costume confrontar esse tipo de situação, desta vez temeu ser rotulada como uma "mulher negra raivosa, escandalosa e vitimista".
O discurso também levantou questões sobre a ausência de pessoas negras e indígenas na organização da Brazil Conference, questionando o compromisso real da comunidade brasileira em combater o racismo e praticar o antirracismo. Naira provocou reflexões sobre a representatividade e liderança dos espaços como Harvard e MIT, indagando sobre os futuros líderes formados por essas instituições.
O apoio do público foi evidente ao final da declaração das palestrantes, que foram aplaudidas de pé, demonstrando solidariedade e reconhecimento pela coragem de expor o episódio. Regina Casé expressou seu apoio, abraçando as duas antes do encerramento do evento.
Em resposta ao incidente, os organizadores divulgaram uma nota no Instagram informando que se reuniram com os embaixadores representantes dos programas de impacto social para discutir o ocorrido. Comprometeram-se a publicar os compromissos para melhorias na realização da Conferência de 2025, reafirmando o compromisso com a equidade, o antirracismo e a construção de um novo Brasil.
Este incidente ressalta a importância contínua de enfrentar o racismo e promover a inclusão em todos os espaços, inclusive em eventos de destaque como a Brazil Conference, para garantir um ambiente acolhedor e justo para todos os participantes.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170