Publicado em 20/05/2024 as 4:00pm
Nova lei obriga polícia a entregar imigrantes indocumentados para imigração na Geórgia
Em uma medida controversa, o governador da Geórgia, assinou uma nova lei na quarta-feira que...
Em uma medida controversa, o governador da Geórgia, assinou uma nova lei na quarta-feira que requer que a polícia informe e entregue às autoridades de imigração qualquer pessoa que suspeitem estar no país sem permissão.
A lei, conhecida como HB 1105, foi aprovada pela Legislatura da Geórgia em março e exige que as prisões mantenham sob custódia qualquer suspeito que acreditem estar no país ilegalmente e os entreguem ao Departamento de Imigração e Alfândega (ICE, sigla em inglês).
A medida também pune os policiais que deixarem de notificar o ICE sobre um estrangeiro sob custódia que se acredita ser indocumentado. A lei ganhou força após o trágico assassinato da estudante de enfermagem Laken Riley no campus da Universidade da Geórgia em Atenas.
O venezuelano José Antonio Ibarra, que foi preso como suspeito do assassinato de Riley, entrou no país em 2022 como parte da onda de migrantes em busca de asilo. O caso gerou um debate nacional sobre imigração, com o governador Kemp e os republicanos nos Comitês Judiciários do Congresso dos EUA exigindo relatórios sobre o status de imigração de Ibarra e por que ele foi libertado.
A assinatura do projeto de lei provocou indignação entre defensores dos imigrantes, que argumentam que só alimentará o medo e a desconfiança dentro das comunidades imigrantes, dificultando sua capacidade de colaborar com a polícia e denunciar crimes.
A Aliança Latino-Americana de Direitos Humanos da Geórgia organizou uma manifestação em frente ao Capitólio da Geórgia para protestar contra o projeto de lei. Enquanto isso, a Câmara dos Representantes dos EUA aprovou um projeto de lei em março passado chamado Lei Laken Riley, que exigiria que o ICE detivesse e deportasse imigrantes que cometeram crimes menores.
O governador Kemp defendeu a nova lei, afirmando: "Se você entrar em nosso país ilegalmente e continuar a cometer crimes em nossas comunidades, não permitiremos que seus crimes fiquem sem resposta."
Enquanto o debate sobre imigração continua a esquentar na Geórgia, resta saber como essa nova lei afetará as comunidades imigrantes e os esforços da aplicação da lei no estado.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170
Fonte: Da redação