Publicado em 13/05/2024 as 8:00am
Professoras Paranaenses Levarão Expertise Educacional para Escolas nos EUA
A professora Andrea Rebonato Bau Juhasz - Foto SETI PR Duas professoras de Curitiba e uma...
Duas professoras de Curitiba e uma de Ponta Grossa foram selecionadas para uma emocionante jornada educacional nos Estados Unidos. Andrea Rebonato Bau Juhasz e Eleuza de Sousa Xavier, de Curitiba, juntamente com Silena Galvão, de Ponta Grossa, foram escolhidas para lecionar em escolas públicas do Estado de Utah, no Oeste americano. O início dessa incrível aventura está previsto para agosto deste ano.
Essa oportunidade surge graças a uma parceria internacional entre a Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e a Secretaria da Educação do Estado de Utah. Sob o guarda-chuva do Programa de Imersão Dupla em Português, o objetivo é proporcionar oportunidades profissionais para educadores paranaenses, tanto das redes pública quanto privada, por meio da interação com novas culturas e do aprimoramento na língua inglesa.
Desde sua implementação, em 2014, o programa já beneficiou 48 profissionais da educação, que agora somam-se à lista crescente de embaixadores da educação paranaense nos Estados Unidos. E a história de sucesso continua, com pelo menos 40 desses educadores permanecendo ativos no sistema educacional americano.
As professoras selecionadas deste ano receberão a missão de ensinar em escolas nas cidades de Logan, no Condado de Cache, e St. George, no Sul de Utah. Logo receberão detalhes sobre as escolas designadas e orientações sobre vistos de trabalho, essenciais para sua entrada e permanência nos Estados Unidos.
Fabiano Gonçalves Costa, coordenador de Ensino Superior da Seti, destaca os inúmeros benefícios pessoais e profissionais de um intercâmbio como esse. "Os programas de intercâmbio contribuem para o desenvolvimento pessoal, profissional e cultural, aprimorando competências como a comunicação, adaptabilidade e resolução de desafios cotidianos", afirma.
Para as professoras selecionadas, como Andrea Juhasz, essa oportunidade é mais do que uma simples experiência no exterior. "Estou extremamente feliz por ser aprovada nesse programa, pois vejo como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional. É uma chance para expandir meus horizontes, aprender novas culturas e desenvolver habilidades em um ambiente internacional", compartilha. "Acredito que essa experiência me tornará mais versátil e adaptável, preparando-me para enfrentar desafios futuros com confiança e resiliência."
O trabalho será intenso, com um regime de 40 horas semanais, divididas entre 30 horas em sala de aula e 10 horas de planejamento. As aulas serão ministradas em inglês e português para alunos do Elementary, Middle e High School, abrangendo desde a 1ª série do ensino fundamental até o primeiro ano do ensino médio.
Além da oportunidade de ensinar em solo estrangeiro, as professoras desfrutarão de uma remuneração competitiva, que varia conforme a experiência e formação, com valores entre US$ 45 mil e US$ 58 mil anuais, sem deduções fiscais.
Com um contrato de três anos, as professoras terão a possibilidade de levar seus cônjuges, oferecendo-lhes também um visto de trabalho nos EUA. Os filhos menores de 21 anos poderão ser matriculados nas escolas públicas locais, enquanto as professoras terão acesso a planos de saúde e odontológico, entre outros benefícios. As duas primeiras semanas serão facilitadas com moradia cedida por outros professores da comunidade local.
A seleção para o Programa de Imersão Dupla em Português acontece anualmente nos primeiros meses do ano, e os candidatos passam por um rigoroso processo de seleção, que inclui análise de documentos, entrevistas em inglês e avaliação de experiência didática em sala de aula, conduzido pela Secretaria da Educação de Utah.
Com cerca de três mil crianças e adolescentes aprendendo português em 24 escolas, o programa está moldando um futuro bilíngue e multicultural para os alunos de Utah. Os professores paranaenses, responsáveis por diferentes disciplinas, são verdadeiros embaixadores da cultura e educação brasileiras em solo americano.
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170