Publicado em 31/05/2024 as 12:00pm
Brasileira que já visitou mais de 50 países tem visto negado para os EUA pela quarta vez
O casal brasileiro Rafael e Pâmela Scapella tem uma história inspiradora e aventureira. Unidos...
O casal brasileiro Rafael e Pâmela Scapella tem uma história inspiradora e aventureira. Unidos pelo amor às viagens, eles estão juntos há dez anos e já exploraram mais de 50 países e territórios. Com cidadania portuguesa e dois canais de viagens e dicas no YouTube e Instagram, eles compartilham suas experiências e inspiram outros a descobrir o mundo. No entanto, um país continua fora de seu alcance: os Estados Unidos.
A dificuldade de obter o visto de turista para Pâmela tem sido um desafio persistente. Rafael recentemente gravou um vídeo detalhando a situação, após mais uma negativa de visto para sua esposa. "O visto americano é negado por alguns motivos básicos: o primeiro é a falta de vínculos com o Brasil, a falta de dinheiro na conta, a suspeita de que você quer largar tudo e morar lá ou se representa algum risco para a segurança nacional. Nós não nos encaixamos em nenhum desses requisitos; temos dinheiro na conta, vínculo com o Brasil e nenhuma intenção de morar lá", explica Rafael.
A trajetória de negativas de Pâmela começou em 2022 no Consulado dos EUA em Porto Alegre. Desde então, ela teve o ESTA – autorização de viagem concedida a europeus – negado duas vezes, e a última negativa ocorreu em maio deste ano, no consulado americano em Kuala Lumpur, na Malásia. Esta foi a quarta recusa consecutiva, deixando o casal perplexo e sem entender os motivos reais.
Rafael suspeita que a recusa possa estar ligada a países que o casal visitou anteriormente e que estão sob sanções dos EUA. "Nós chegamos perto, mas não fomos ao Irã. Visitamos Armênia, Azerbaijão, fomos à embaixada e viajamos com uma cidadã iraniana, mas nunca estivemos lá", ressalta Rafael. "Eles não explicam as razões para a recusa, então ficamos tentando adivinhar o que pode ter passado na cabeça deles. Não sei, por isso, procurei a ajuda de uma pessoa especializada no assunto para me ajudar a entender".
Em busca de respostas, Rafael decidiu acionar o Freedom of Information Act (FOIA), uma lei que garante o direito de acessar informações armazenadas pelo governo americano sobre indivíduos. Com essa ajuda especializada, ele espera descobrir as razões exatas das negativas e, quem sabe, reverter a situação.
Dados da Embaixada dos EUA no Brasil mostram que 11,9% das solicitações de visto de turismo de brasileiros foram recusadas em 2023, uma leve melhoria em relação a 2022, quando 14,5% dos pedidos foram negados. O Brasil tem a 50ª menor taxa de rejeição entre 199 países. Entre as principais razões para a negativa, segundo especialistas, estão a falta de informações na hora de preencher o visto, a falta de vínculos com o Brasil, questões de segurança nacional, falta de dinheiro na conta e a suspeita de que o solicitante deseja morar ilegalmente nos EUA.
A saga de Rafael e Pâmela destaca os desafios enfrentados por muitos brasileiros ao tentarem obter o visto americano. Enquanto buscam entender e resolver essa questão, eles continuam a compartilhar suas aventuras e inspirar outros viajantes ao redor do mundo.
Assista ao vídeo de Rafael explicando toda a história através do link https://www.youtube.com/watch?v=bB6U5agz6u8
Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!
Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/
CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.
CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801
Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.
Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170
Fonte: Da redação