Publicado em 21/06/2024 as 12:00pm
EUA deportam brasileiro que ficou paraplégico após ser baleado durante assalto na Filadélfia (PA)
Um brasileiro de 29 anos, Webert Matheus de Paula Reis, está internado em estado grave no...
Um brasileiro de 29 anos, Webert Matheus de Paula Reis, está internado em estado grave no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte, após ser baleado nos Estados Unidos. Webert foi transferido para o Brasil neste sábado (15).
Segundo fontes ligadas à Polícia Federal (PF), assim que Webert chegou ao país, foi apresentado um mandado de prisão contra ele. O homem estava acompanhado de agentes federais e dois médicos norte-americanos. No entanto, devido ao estado gravíssimo de saúde do rapaz, ele foi imediatamente levado para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, onde permanece internado sob escolta policial. Detalhes sobre a ordem de prisão ainda não foram divulgados.
Fontes hospitalares afirmaram que não houve articulações para a transferência de Webert e que em momento algum o hospital foi comunicado por órgãos de saúde e/ou de segurança estadunidenses. A Polícia Federal está investigando o caso.
Entenda o Caso
Webert foi vítima de um assalto cometido por três brasileiros na noite de 1º de outubro de 2022. Durante o assalto, um dos criminosos atirou nele. Um dos assaltantes, identificado como Anderson Almeida, de 18 anos, tentou desarmar o comparsa e acabou sendo morto por um tiro. Anderson já tinha sido preso duas vezes por roubo e porte ilegal de arma de fogo. O cabeleireiro Webert ficou paraplégico devido aos ferimentos.
Outro assaltante, Bruno Menezes de Freitas, de 19 anos, natural de Ipaba e ex-morador de Ipatinga, foi preso e nega ter disparado qualquer tiro. Ele tentou fugir para o Brasil, mas foi preso no Panamá.
Na época, a família de Webert, com a ajuda da rádio Philly, iniciou uma campanha de arrecadação de fundos para custear as despesas hospitalares. De acordo com dados do GoFundMe, a campanha arrecadou quase US$ 30 mil. A esposa de Webert, grávida de seu terceiro filho, publicou um vídeo emocionado pedindo ajuda da comunidade. "Atualmente moro nos EUA, tenho dois filhos e estou prestes a ganhar o meu terceiro filho. Há quatro meses minha vida mudou completamente. Meu marido, ao sair do trabalho, sofreu um assalto e tentativa de assassinato. Levou um tiro no pescoço e foi internado em estado grave. Até hoje ele se encontra internado sem previsão de saída", disse ela.
O caso continua a ser investigado pela Polícia Federal, enquanto Webert luta pela vida no hospital, cercado por uma complexa rede de questões legais e médicas.
Fonte: da redação