Publicado em 28/06/2024 as 9:00am
Mais brasileiros vão ser deportados nesta semana em voo fretado pelo ICE
Na próxima sexta-feira, dia 28, está programada mais uma operação de deportação de...
Na próxima sexta-feira, dia 28, está programada mais uma operação de deportação de brasileiros pelos Estados Unidos, reafirmando a frequência mensal que tem sido observada nos últimos meses. Um Airbus A320 da Global Crossing, companhia aérea norte-americana contratada pelo governo dos EUA, será encarregado do transporte dos deportados, conforme anunciado oficialmente.
A última ação desse tipo ocorreu em 31 de maio, resultando na deportação de 105 pessoas, elevando o total de deportados este ano para 558 em cinco voos, segundo dados de Ricardo Morgan. Desde 2019, quando essas operações começaram, já foram deportadas um total de 9.837 pessoas.
O itinerário detalhado do voo inclui escalas estratégicas para reabastecimento, começando em Alexandria, nos Estados Unidos, passando pelo Panamá e, posteriormente, pelo Aeroporto de Manaus, no Amazonas. O desembarque está previsto para o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, Minas Gerais, com chegada às 20h00 (horário local).
Os horários de pousos e decolagens nos aeroportos brasileiros são os seguintes: em Manaus, os horários programados são às 15h15 e 16h15 (horário de Brasília), respectivamente. O retorno está marcado para sábado, 29 de junho, saindo de Confins às 11h00, com escalas em Manaus e previsão de chegada e partida às 14h50 e 15h50 (horário de Brasília), respectivamente.
Essas operações de deportação suscitam debates acalorados sobre políticas migratórias e o tratamento de imigrantes irregulares, gerando interesse tanto de autoridades quanto de organizações de direitos humanos.
O tema continua a ser objeto de discussão, considerando os impactos sociais e humanos envolvidos nas deportações em larga escala.
Fonte: Da redação