Publicado em 5/07/2024 as 10:00am
Empresária brasileira é sentenciada por fraude em empréstimos na pandemia em Massachusetts
Vanessa Nixon, empresária brasileira de 45 anos, foi sentenciada no dia 26 de junho por...
Vanessa Nixon, empresária brasileira de 45 anos, foi sentenciada no dia 26 de junho por participação em um esquema fraudulento de solicitação de empréstimos durante a pandemia de COVID-19. A juíza federal Indira Talwani determinou uma pena de cinco meses de prisão e três anos de liberdade supervisionada como consequência de suas atividades ilícitas.
Nixon admitiu culpa por fraude bancária em março deste ano, reconhecendo ter utilizado documentos falsificados e informações fictícias sobre a renda de suas empresas, incluindo Mass Homes Investments LLC, Nixon Homes LTD e Alpha Auto Body, Inc. Os empréstimos foram obtidos através dos programas governamentais Paycheck Protection Program e Economic Injury Disaster Loan, gerenciados pela Small Business Administration (SBA), totalizando US$ 468.832.
Inicialmente, os empréstimos foram perdoados pelas autoridades federais. Contudo, uma investigação conduzida pela procuradora-geral de Massachusetts, Maura Healey, a partir de maio de 2021, descobriu várias fraudes em pedidos de empréstimos durante a pandemia, resultando na determinação para que Nixon restituísse integralmente os fundos obtidos de maneira ilegal.
"A sentença reflete a gravidade dos crimes cometidos por Vanessa Nixon, que aproveitou-se de programas destinados a auxiliar empresas durante crises econômicas", declarou um representante do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
Até o momento, Vanessa Nixon não se pronunciou publicamente sobre sua sentença e não há informações claras sobre o início do cumprimento de sua pena.