Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 10/07/2024 as 2:00pm

Após liberação de habilitação para indocumentados, Massachusetts registra mais de 128 mil novos motoristas

Após liberação de habilitação para indocumentados Mais de 128.000 novos motoristas...


Após liberação de habilitação para indocumentados

Mais de 128.000 novos motoristas foram licenciados nas estradas de Massachusetts no último ano, um aumento significativo que autoridades atribuem ao aniversário de um ano da Lei de Mobilidade Trabalho e Família, que permite que imigrantes indocumentados solicitem carteiras de motorista.

O Registro de Veículos Automotores (RMV) anunciou na segunda-feira que emitiu 183.825 novas permissões de aprendiz e 128.079 novas carteiras de motorista desde que a chamada Lei de Mobilidade Trabalho e Família (WFMA) entrou em vigor em 1º de julho do ano passado.

"Ao celebrarmos o aniversário, estamos vendo resultados positivos e esperamos alcançar ainda mais indivíduos elegíveis para uma carteira de motorista em Massachusetts, garantindo que saibam como iniciar e concluir essa jornada", disse Colleen Ogilvie, Registradora de Veículos Automotores, durante uma coletiva de imprensa fora da Casa do Estado na tarde de segunda-feira, com tradução de todos os discursos do inglês para o espanhol e português.

A WFMA permitiu que residentes de Massachusetts sem presença legal nos Estados Unidos solicitem e obtenham carteiras de motorista, que, segundo funcionários do RMV, são idênticas às de todos os outros moradores do estado. A lei também facilitou o uso de documentos que comprovam a identidade e a data de nascimento das pessoas, incluindo passaportes estrangeiros, documentos de identificação consular, carteiras de identidade nacional estrangeiras e carteiras de motorista estrangeiras.

"Nayeli Gonzalez, uma residente de Boston de 23 anos nascida em El Salvador, disse que sonhava em obter sua carteira de motorista desde os 16 anos. Enquanto seu sonho parecia inatingível por anos, Gonzalez disse que tudo mudou com a WFMA.

"Finalmente obter minha carteira de motorista me deu um senso de liberdade e segurança que nunca experimentei antes", disse Gonzalez. "Esta lei também criou uma sociedade mais conectada e solidária".

Ogilvie disse que o RMV não tem certeza de quantas novas carteiras de motorista esperar no próximo ano, embora tenha visto um "segundo onda de interesse".

"A WFMA tornou nossas estradas mais seguras, nossa economia mais forte e melhorou a qualidade de vida de milhares de nossos residentes", disse a governadora Maura Healey em um comunicado. "Sou grata pelo trabalho árduo de nossos funcionários do RMV para tornar o primeiro ano de implementação um sucesso".

Roldys Leal, de Cuba, que vive em Northampton, disse que obteve sua carteira de motorista há dois meses, um dia que ele descreveu como feliz e emocionante.

"Minha principal motivação em obter uma carteira de motorista era ter um documento oficial que me desse segurança e minimizasse os riscos de ser indocumentado neste país. Além disso, ter uma carteira de motorista me dá um sentimento imenso de liberdade", disse ele.

A implementação da WFMA também levou a um aumento na capacidade de atendimento do RMV, com a contratação de 250 novos funcionários, a extensão do horário de atendimento durante a semana, a oferta de agendamentos aos sábados e a abertura de novos locais para teste de direção em várias cidades.

"A WFMA não apenas melhorou a vida de milhares de residentes de Massachusetts, mas também demonstrou nosso compromisso com uma sociedade mais inclusiva e acessível", concluiu Ogilvie.

Top News