Publicado em 14/07/2024 as 6:00am
Premiada atriz e diretora brasileira está em Los Angeles (CA) para mixar o seu longa-documentário ‘Foco no teatro’
Fonte: Da redação
A atriz e cineasta premiada Aymara Limma está de volta a Los Angeles (EUA) para participar de uma reunião com a equipe do Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), o maior festival de cinema brasileiro nos EUA no qual participa como curadora em mais uma edição, e para fazer os ajustes finais de seu primeiro longa-documentário: “Foco no Teatro, o poder da arte de interpretar”, que, em breve, será lançado internacionalmente. “Esse é o terceiro ano que participo como curadora do LABRFF. Para mim, uma honra imensa. Mais uma vez temos produções brasileiras maravilhosas. A seleção será muito difícil. Dá muito orgulho saber que temos tantos profissionais maravilhosos do cinema em nosso país”, diz ela. A 17ª edição do LABRFF 2024 acontecerá de 4 a 7 de novembro, no The Culver Theater, em Culver City.
Ainda nesse período na Cidade dos Anjos, a carioca também irá finalizar a mixagem, a parte de cor e de efeitos especiais do longa-documentário “Foco no Teatro, o poder da arte de interpretar”, em que assina a direção. “A produção destaca a 50ª edição da Bienal de Teatro de Veneza. É focada nas entrevistas exclusivas com grandes nomes das artes de vários países, inclusive do Brasil, e nos espetáculos. O Festival de Teatro tem menos glamour que o Festival de Cinema. Fazer esse doc foi um mergulho na arte, uma redescoberta, para mim, como artista e um reencontro pessoal”, avalia ela, que divide o seu tempo entre as cidades de Veneza (Itália), Los Angeles e Rio de Janeiro. Nos meses de agosto e setembro, Aymara irá inscrever o seu documentário para participar de grandes festivais do mundo. O filme terá legendas em italiano, português, espanhol, inglês e sueco.
Aymara traz em sua bagagem importantes premiações e indicações. Em 2014, o seu curta-metragem “Te Amo! Shabbat Shalom” foi vitorioso na categoria Melhor Curta-metragem por Júri Popular no Cinema at the Edge Independent Film Festival, em Santa Monica, Califórnia (EUA). E em 2015, o mesmo filme foi finalista entre os filmes Special Screenings do LABRFF, mas não levou o prêmio. Também foi selecionado para o Lucerne International Film Festival (LIFF), na Suíça. A comédia romântica “Te Amo! Shabbat Shalom” conta a história de uma atriz que tenta conciliar sua carreira em Hollywood e as novas regras de sua conversão religiosa ao judaísmo. Aymara protagoniza e assina a direção, o roteiro e a produção do curta. E em 2016 ela lançou o curta-metragem “Incondicional”, em que trata de alimentos alergênicos. Mais uma vez assinando o roteiro, a direção e produção e ainda atuando. O filme fez turnê pelo Brasil, com sessões em diversas salas de cinema do CCBB.
À frente de programa de TV, novas entrevistas irão acontecer em Hollywood

Aymara ficará nos Estados Unidos por cerca de um mês e, em sua agenda, estão incluídas entrevistas com atores, diretores e personalidades para o seu programa “Cine Arte Variety com Aymara Limma”, que vai ao ar, no Brasil, toda quarta-feira, às 22h, e toda sexta-feira, às 23h, pelo canal VRT Channel. “Com certeza, teremos mais entrevistas incríveis com profissionais tops de Hollywood”, afirma ela.
Em sua quarta temporada, o “Cine Arte Variety” traz Aymara Limma numa conversa descontraída com profissionais que contribuem para o mundo do entretenimento. Entre os entrevistados que passaram pelo semanal estão a atriz e diretora Bárbara Paz; os atores Lucas Till, protagonista da série americana “MacGyver”, Antônio Sabóia e Marcos Breda; os diretores Pitof Comar (“Mulher-gato”, da Warner Bros.), Mariano Cohn, Aly Muritiba, Renê Sampaio, Halder Gomes, Marcus Baldini, Eduardo Albergaria e Plinio Profeta; os renomados atores Italianos Pierfrancesco Favino e Toni Servillo; a lenda do blues Bobby Rush; a cantora do Cirque du Soleil Camilla Bäckman, e muitos outros.
Sobre Aymara Limma
Aymara Limma ou Brazilian Firecracker, como ficou conhecida em Los Angeles pela sua paixão e energia nos palcos, é uma atriz carioca, apaixonada pelas artes. Internacionalmente, atuou no longa “Cidade dos Anjos”, com Nicolas Cage e Meg Ryan, em 1998. No Brasil, em 2003, atuou na peça “As Aventuras de Tom Sawyer”, que venceu em quatro categorias o Prêmio Maria Clara Machado. Indicada ao Prêmio Quality Gold 2018, como profissional do ano, a atriz iniciou a carreira na TV em 1989, na minissérie “Capitães de Areia”, dirigida por Walter Lima Jr, na Bandeirantes. Em sua formação, teve aulas no Tablado e com os renomados mestres em Hollywood, na Beverly Hills Playhouse, Milton Katselas e Jeffrey Tambor. E na Itália fez mestrado em Fine Arts in Filmmaking, na renomada universidade de Veneza Ca’ Foscari.
Em 2015, Aymara inaugurou a sua primeira exposição multimídia solo no “Iate Clube do Rio de Janeiro”, no Brasil, com pinturas, fotos e vídeos que retratam o amor. A exposição “Open Your Heart” foi composta por 42 telas - muitas das pinturas feitas com areia - e dez fotografias, além de um vídeo de aproximadamente 18 minutos. Uma mostra beneficente que teve parte de suas vendas destinada ao Pró-Criança Cardíaca, uma instituição médica sem fins lucrativos. E devido ao sucesso foi prorrogada por mais uma temporada.
Em Veneza, nos anos de 2022 e 2023, Aymara também apostou no lado de fotógrafa. Ela fez sucesso com a sua exposição de fotografias de gaivotas “I am, Io sono, eu sou”, que foi destaque no badalado “Barch-in”, o cinema drive-in a bordo de um barco no Arsenal de Veneza, na Bacia do Arsenal, o antigo estaleiro da Sereníssima, em 2022; e depois, em 2023 no salão principal da Locanda Barbarigo Hotel, localizada na região de San Marco. A mostra teve citação na imprensa local, como La Piazzaweb, Arte.it, Cinemaitaliano.info, La Stampa e Adcgroup.it.