Publicado em 14/08/2024 as 4:00pm
ICE deporta brasileiro procurado por tentativa de homicídio no Brasil
Felipe foi removido dos Estados Unidos e entregue às autoridades brasileiras no dia 26 de julho de 2024.
O Departamento de Imigração e Controle de Alfândegas dos EUA (ICE) e sua unidade de Operações de Execução e Remoção (ERO) em Boston (Massachusetts realizaram a deportação de Felipe Augusto de Oliveira, um fugitivo brasileiro de 23 anos procurado pelas autoridades brasileiras por tentativa de homicídio.
Felipe foi removido dos Estados Unidos e entregue às autoridades brasileiras no dia 26 de julho de 2024.
A trajetória de Felipe começou quando ele entrou ilegalmente nos Estados Unidos perto de Lukeville, Arizona, no dia 28 de março de 2023. O Patrulhamento Fronteiriço dos EUA o prendeu e emitiu uma notificação para que ele comparecesse perante um juiz de imigração, liberando-o sob uma ordem de reconhecimento. No entanto, as autoridades brasileiras já haviam emitido um mandado de prisão contra ele, acusando-o de tentativa de homicídio.
Após confirmar a localização do brasileiro em Massachusetts, agentes da ERO/Boston o prenderam no dia 2 de maio de 2024, em Lowell. Após os trâmites legais, um juiz de imigração ordenou sua remoção no dia 1º de julho de 2024. Os agentes de deportação da ERO Boston cumpriram a ordem de remoção e transferiram De Oliveira para a custódia brasileira ainda no final do mês.
“Felipe Augusto De Oliveira tentou usar nossas comunidades em Massachusetts para escapar da acusação de tentativa de homicídio em seu país de origem,” disse Todd M. Lyons, Diretor do Escritório de Campo da ERO Boston. “Agora ele foi devolvido ao Brasil para enfrentar a justiça lá. Não podemos permitir que criminosos internacionais usem nossos bairros de New England como refúgios da lei. A ERO Boston continuará a priorizar a segurança pública, apprehendendo e removendo infratores não cidadãos graves.”
Se condenado no Brasil, ele enfrenta uma possível sentença de prisão de até 30 anos.
A ERRO/Boston desempenha um papel crucial na manutenção da segurança pública e na aplicação das leis de imigração dos EUA, removendo indivíduos sem status legal. Como um componente fundamental do ICE, a ERO é responsável pela aplicação da imigração no interior, gerenciamento das populações detidas e não detidas, e repatriação de não cidadãos com ordens finais de remoção.
A ERO opera com uma equipe de mais de 7.700 funcionários em 25 escritórios regionais nos Estados Unidos, 208 locais em todo o país e 30 postos no exterior.
Para mais informações sobre a ERO Boston e suas operações, visite o site do ICE ou entre em contato diretamente com o Escritório de Campo da ERO Boston.