Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/08/2024 as 8:00am

Militares brasileiros iniciam treinamento intensivo com o exército dos EUA para a Operação CORE 24

A Subunidade CORE do Exército Brasileiro está passando por uma semana de intensa adaptação e...

A Subunidade CORE do Exército Brasileiro está passando por uma semana de intensa adaptação e instruções complementares em solo americano como parte da Operação CORE 24. Após sua chegada aos Estados Unidos, a tropa brasileira iniciou a fase RSOI (Reception, Staging, Onward Movement and Integration), um conjunto de atividades operacionais que marca o início da integração das tropas em um Teatro de Operações.

Durante a fase inicial, a Subunidade ocupou um Aerial Port of Debarkation (APOD), um alojamento temporário localizado na área do aeroporto que serve como base para o início das ações táticas. Os militares brasileiros também receberam as viaturas operacionais que serão utilizadas nas manobras programadas. A preparação incluiu ainda a execução do protocolo de controle físico, essencial para assegurar a prontidão dos soldados.

Na fase de Movimento Contínuo, o foco foi o planejamento e a preparação para o embarque nas aeronaves de asa rotativa que transportarão a tropa ao campo de batalha simulado. A dedicação e o desempenho dos militares brasileiros têm sido notáveis, com a equipe alcançando aprovações em todas as certificações preparatórias exigidas.

Para garantir a eficiência e a segurança durante o exercício, o Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) conduziu uma avaliação detalhada da composição corporal dos militares, utilizando testes de bioimpedância. Essa análise fornecerá parâmetros do estado físico dos soldados e permitirá a comparação com as brigadas participantes de outros exercícios CORE.

Adicionalmente, devido às condições climáticas, será implementado um monitoramento rigoroso do estado de hidratação dos militares ao longo do Exercício, a fim de evitar complicações como distúrbios térmicos e insuficiência renal aguda. Esta medida visa preservar o poder de combate e garantir a saúde dos participantes.

 

Histórico

O estreitamento da cooperação entre o Exército Brasileiro e o Exército Americano começou em 2021 com o Exercício Culminating, realizado nos Estados Unidos. Desde então, um programa de cooperação foi firmado, estabelecendo exercícios bilaterais anuais até 2028 sob a denominação CORE, acrônimo para Operações Combinadas e Exercícios de Rotação.

Os Exercícios CORE envolvem a participação de tropas das Forças de Prontidão do Exército Brasileiro, que se integram em unidades do Exército anfitrião. Até o momento, além da edição atual nos Estados Unidos, já foram realizadas duas edições no Brasil — em São Paulo e nas regiões do Pará e Amapá — e uma edição anterior nos Estados Unidos.

A colaboração contínua entre as forças dos dois países tem fortalecido a interoperabilidade e a preparação operacional das tropas, refletindo a importância dos exercícios CORE na melhoria das capacidades militares e na promoção de uma maior integração entre os Exércitos Brasileiro e Americano.

Top News